Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A população de São Tomé percebe que Valença é diferente

E os preparativos para o baile de recepção do Governador começam

Equador

No AR em 08/11/2013 - 01:30

 


Luís Bernardo brinca de pião com crianças

Pela manhã, nos diversos pontos da ilha, todos comentam o fato do Governador Luís Bernardo visitar as lojas, o mercado, etc. e o seu comportamento e atitudes pouco previsíveis. Várias pessoas se juntam na praça para observar o novo Governador brincando de pião com duas crianças negras. Todos olham a cena boquiabertos.


Entretanto na plantação de cacau da fazenda Rio do Ouro, enquanto trabalham, é notória a troca de olhares apaixonados entre Saturnino e Masara. Sobre a vigilância atenta de Josué, Saturnino e Masara dirigem-se para a mata e assumem a sua paixão. Às escondidas, com receio da reação de Maltez, que vem intensificando as investidas sobre ela.


O mistério em torno de Thomas, o dono da Cervejaria Elite, aumenta. Aristides, curioso com os segredos do patrão, tenta descobrir o que esconde uma caixa de madeira que Thomas guarda atrás do balcão. Mas quando o holandês percebe que o empregado está fazendo, fica com raiva e avisa para ele cuidar de suas coisas.



Nota-se que Tobias está ressentido com o fascínio cada vez mais evidente de Doroteia por Luís Bernardo.


No Grêmio em Lisboa, João Forjaz lê e relê as cartas enviadas pelo amigo Valença, transmitindo depois as novidades a Mateus e Filipe. Percebe-se que João sente a falta do amigo e que compreende a solidão em que ele se encontra.


Ao fim do dia, na fazenda Rio do Ouro, Francisca conversa com Maltez e se mostra preocupada com a febre do filho Jaime que não baixa há dias. Maltez lembra de forma indiferente sobre Zé Maria, o outro filho que estuda medicina em Coimbra, que deveria estar junto a eles. Ele a acusa de ser uma péssima mãe por ter insistido para que ele se fosse embora. Percebemos que Maltez só considera Jaime como seu filho.


Depois de fechar a farmácia, Jaime faz uma surpresa a Eduarda, mas ela o depreza e pede que se mantenha afastado. Jaime não compreende a reação da amada e promete que vai falar com Antônio Faria pois não entende as razões que o levam a proibir o namoro.


Já a sós com Leonor, Eduarda confessa que nunca esqueceu Zé Maria, o irmão do Jaime.


No dia seguinte, começam os preparativos para o baile de recepção a Luís Bernardo. Os convites seguem pela cidade, causando um enorme reboliço: o traje não vinha especificado, o baile era já dali a três dias.


Num dos ribeiros da fazenda do Rio do Ouro, Masara toma banho nua. Maltez aproxima-se e agarra a jovem empregada. Jaime ouve, acidentalmente, os gritos de Masara e obriga o pai a deixar a jovem em paz, e diz que espera nunca ser um homem cínico como ele é.


Durante toda a tarde, Luís Bernardo e o seu secretário Agostinho discutem quais os nomes devem sentar à sua mesa no jantar da recepção.


Enquanto a população se agita nos preparativos, Luís Bernardo começa a ganhar fama pelos seus hábitos excêntricos: nadar seminu na praia e cantar ópera na varanda do palácio a cada pôr-do-sol.






Criado em 14/10/2011 - 03:00 e atualizado em 14/10/2011 - 03:00

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí