Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Espaço Público entrevista Jandira Feghali

Para deputada, processo de impeachment contra Dilma é “cortina de

Espaço Público

No AR em 30/03/2016 - 02:00

A deputada Federal Jandira Feghali é a entrevista do Espaço PúblicoA entrevistada desta semana no Espaço Público está no sexto mandato de deputada federal pelo Rio de Janeiro. Baterista na adolescência e médica especializada em cardiopediatria, Jandira Feghali é a líder do PCdoB na Câmara e, desde 1994, foi 12 vezes incluída pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) na lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional.

Embora tenha nascido em Curitiba, no Paraná, Jandira fez carreira política no Rio de Janeiro, sempre no Partido Comunista do Brasil. Filiou-se em 1981, com a legenda ainda na clandestinidade, quatro anos antes do fim da ditadura militar, tendo participado ativamente da luta pela Anistia e da campanha “Diretas Já!”. Com a volta das eleições no país, elegeu-se deputada estadual fluminense, em 1986, aos 29 anos.

A saúde, os direitos das mulheres e a democratização dos meios de comunicação são três das principais linhas de batalha de Jandira. No Congresso, ela coordenou a bancada feminina de 1998 a 2004, além de ter sido vice-presidente da Frente Parlamentar da Saúde e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e da Comissão de Cultura da Câmara. Em 2005, relatou o projeto de lei do governo que resultou na Lei Maria da Penha.

Jandira Feghali participou de várias CPIs. Em 1992, votou a favor do impeachment do presidente Fernando Collor de Mello. No governo Fernando Henrique Cardoso, atuou contra o neoliberalismo, atacando as privatizações e o arrocho salarial. Hoje, critica o governo Dilma por não enfrentar o monopólio das comunicações. Mas defende a presidente da República no processo de impeachment aberto na Câmara: “Dilma não é ré de nada, não é investigada. O objeto do impeachment foi sanado. É uma cortina de fumaça para um golpe que está em curso no Brasil”.

O Espaço Público é apresentado pelos jornalistas Paulo Moreira Leite e Florestan Fernandes Júnior.

 

 




Criado em 24/03/2016 - 18:09 e atualizado em 30/03/2016 - 13:04

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí