Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Espaço Público recebe jornalista Franklin Martins

Ele conversa sobre o livro “Quem foi que inventou o Brasil”, que acaba

Espaço Público

No AR em 13/07/2015 - 02:00

Franklin Martins é entrevistado do Espaço PúlbicoO Espaço Público recebeu na última terça-feira (07/07) o jornalista Franklin Martins. Na conversa, ele falou sobre o livro de sua autoria “Quem foi que inventou o Brasil”, que acaba de ser lançado.

A obra reúne 1.100 canções que contam a história da República entre os anos de 1902 a 2002. Dividida em três volumes, a coletânea traz informações sobre o contexto das músicas em sua época, fatos políticos e personagens ícones da história brasileira.

Na conversa, o jornalista falou sobre a presença e importância do negro na formação musical brasileira. “O Brasil é um país que foi, até o início do século XX, colonizado pelos africanos contra a sua vontade. Para se ter uma ideia, em 1850, para cada cidadão branco no Brasil havia oito negros”, afirmou.

Fruto de 18 anos de uma extensa pesquisa, o primeiro volume traça a história cantada no início da República até o Golpe de 1964. A ditadura militar e a luta pela redemocratização, em 1985, são retratadas no segundo volume. Já o terceiro, que deve estar nas livrarias somente em agosto, aborda o período de 1985 a 2002.

“A nossa música tem a característica de fazer uma crônica da vida política nacional (…) A música oferece à sociedade [uma história] de forma lúdica, viva, vibrante e não uma mera história de datas, fatos, decorações,”diz.

Espaço Público é apresentado pelos jornalistas Paulo Moreira Leite e Florestan Fernandes Júnior e teve como jornalista convidada neste episódio Andréa Jubé, do jornal Valor Econômico.




Criado em 03/07/2015 - 11:13 e atualizado em 10/07/2015 - 19:15

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí