Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Espaço Público recebe o ex-ministro Celso Amorim

Ex-chanceler brasileiro conta os bastidores de negociações

Espaço Público

No AR em 06/04/2015 - 02:00

Celso Amorim. Foto: Agência Brasil.O Espaço Público entrevistou o ex-ministro de Relações Exteriores e também da Defesa, Celso Amorim. Com o lançamento de seu mais novo livro, Teerã, Ramalá e Doha: Memórias da Política Externa Ativa e Altiva, o ex-chanceler conta os bastidores das negociações do Brasil em episódios que marcaram a política externa do país. 

No programa, gravado no dia 16/03, Amorim aborda a questão nuclear iraniana, em que o Brasil e a Turquia conseguiram convencer o Irã a negociar com os Estados Unidos. Para o ex-ministro, o encontro teve sucesso, mesmo que o acordo não tenha sido firmado depois. "Nós só tivemos uma falha: nós conseguimos", disse ao se referir à postura norte-americana.

Amorim comentou questões atuais, como o Estado Islâmico. Para ele, não há possibilidade de negociação com os integrantes do grupo, com atentados ocorrendo quase semanalmente. Ele chama a atenção para algo inusitado: a aliança dos Estados Unidos com o Irã no combate aos terroristas.

O ex-ministro afirmou que o Brasil ainda pode ter um espaço muito maior no cenário internacional: "a perna é muito grande, ainda pode dar passos muito mais largos", disse ao ser questionado se o país não havia dado um passo maior que a perna em algumas questões internacionais.

Apresentado pelo jornalista Paulo Moreira Leite, esta edição do Espaço Público recebeu o cientista político Emir Sader e a repórter Maria Carolina Marcello, da Agência Reuters, que participou como jornalista convidada.

 




Ultimas

O que vem por aí