Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Miguel Nicolelis é o entrevistado do Espaço Público

Neurocientista debate saúde e ciência no programa

Espaço Público

No AR em 02/03/2016 - 02:00

O neurocientista Miguel Nicoleles (Foto: Portal EBC)O Espaço Público desta terça-feira, dia 01/02, recebe o neurocientista Miguel Nicolelis. Considerado pela revista “Scientific American” como um dos 20 maiores cientistas do mundo, Nicolelis desenvolve pesquisas contra diversas doenças neurológicas, como Parkinson e Alzheimer. O programa ainda vai falar da trajetória empreendida pelo estudioso para desvendar os mistérios do cérebro humano e sua integração com os computadores. Discute ainda o empreendedorismo científico no Brasil.

Nicolelis ficou ainda mais conhecido – no Brasil e no mundo - ao criar o primeiro exoesqueleto a permitir que um paraplégico chutasse uma bola na abertura da Copa do Mundo de 2014.

O cientista trabalha na construção de meios para que duas mentes possam enviar mensagens de um cérebro para o outro, o que já é possível em experimentos com ratos e macacos. Com suas equipes de trabalho, no Brasil (onde dirige o Instituto Internacional de Neurociência de Natal) e nos Estados Unidos, (onde chefia um dos mais avançados laboratórios de neurociência do mundo, na Universidade de Duke, Carolina do Norte), Nicolelis explora os limites da interface cérebro/máquina.

Nicolelis também idealizou o Campus do Cérebro, no município de Macaíba (RN), que inclui um centro de pesquisa em neurociência, um centro de saúde, uma escola e atividades de divulgação astronômica. O Campus, orçado em 250 milhões, vai promover atividades de ensino, pesquisa e extensão para inclusão e desenvolvimento social, fortalecendo o desenvolvimento de um polo científico-tecnológico no Rio Grande do Norte.

Atualmente, Miguel Nicolelis viaja pelo país para lançar sua mais recente obra, “Made in Macaíba”, livro que conta a história do seu projeto e fala da necessidade de fazer da ciência um agente de transformação social.

O Espaço Público vai ao ar às 23h e é apresentado pelos jornalistas Paulo Moreira Leite e Florestan Fernandes Jr.




Criado em 26/02/2016 - 18:00 e atualizado em 02/03/2016 - 19:49

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí