Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O Cinema Animado

Documentário narra a história do cinema de animação no Brasil

Especiais TV Brasil

No AR em 13/10/2018 - 00:15

“O Cinema Animado” resgata as etapas da história do cinema de animação no Brasil. No documentário, o diretor Arnaldo Galvão faz um breve histórico dos primeiros anos do cinema nacional. Apesar do cinema de animação brasileiro existir em pequenos núcleos há cerca de um século, o filme mostra a importância da criação do Centro de Técnico do Audiovisual (CTAV), em 1985, para a consolidação do gênero no país.

Com quase duas horas de duração, o longa recupera relíquias da animação nacional, como a primeira abertura do desenho Rá-Tim-Bum, criada por Fernando Meireles, e as primeiras cenas de Meow (1981), curta-metragem de Marcos Magalhães, vencedor do grande prêmio do júri no Festival de Cannes.

"O Cinema Animado' traça um painel amplo e preciso dos bastidores de todo o processo da animação. O filme remonta ao começo da atividade audiovisual no Brasil, às experiências com animação nos grandes estúdios, passa pela criação do Anima Mundi e analisa a conjuntura da atividade no país.

Arnaldo Galvão foi um dos primeiros animadores brasileiros e participou ativamente dos bastidores da construção do cenário produtivo do setor audiovisual do país.  É um dos fundadores da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e recebeu os prêmios de melhor roteiro e do júri no Festival de Gramado de 2000 pela animação Almas em Chamas.
 

Cineasta Marcos Magalhães participa do documentário "O Cinema Animado"

Cineasta Marcos Magalhães participa do documentário "O Cinema Animado", por Divulgação

Ficha Técnica
Inédito
110 min 
Ano: 2013
País: Brasil 
Gênero: Documentário
Direção, produção e pesquisa: Arnaldo Galvão e Sergio Nesteriuk Consultoria: Marcos Magalhães

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 22/12/2017 - 11:55

Últimas

O que vem por aí