Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça os vencedores do Festival de Música Rádio MEC 2020

Concurso teve recorde de inscrições e foi realizado totalmente on-line

Especiais TV Brasil

No AR em 25/09/2020 - 22:30

TV Brasil exibe a gravação exclusiva da festa de premiação do Festival de Música Rádio MEC 2020, nesta sexta-feira (25). O evento é transmitido ao vivo pela Rádio MEC (FM 99,3 MHz RJ e AM 800 kHz RJ e BSB), pelo aplicativo Rádios EBC, por streaming no site da rádio e nas redes sociais, às 20h.

Na telinha, passa um pouco mais tarde, às 22h30, trazendo os vencedores e os shows da Orquestra Sinfônica Brasileira, do acordeonista Marcelo Caldi, do grupo infantil Farra dos Brinquedos e da cantora Nilze Carvalho. Quem conduz a festa, transmitida do histórico Estúdio 2, da TV Brasil, na Lapa, no Rio de Janeiro, é o radialista Tiago Alves.

Festival de Música da Rádio Mec anuncia vencedores
Festival de Música da Rádio MEC anuncia vencedores, por Divulgação/TV Brasil

Serão premiadas melhor composição e melhor intérprete de quatro categorias: Música Clássica, Música Infantil e Música Instrumental, além de Música Popular Brasileira. Também será entregue o prêmio de Melhor Música escolhida pelo voto popular na internet. Este ano, o Festival também celebra personalidades da música, como Beethoven, Sivuca e Elizeth Cardoso.

Em formato totalmente on-line, com mais de 450 mil votos no site, o concurso teve número recorde de músicas inscritas. No total, foram 1.029 obras concorrendo em nove categorias.  

As finalistas foram selecionadas por uma Comissão Julgadora formada por um júri técnico. As canções estão sendo transmitidas na programação da Rádio MEC e também foram disponibilizadas para o público ouvir na internet e escolher a melhor pelo voto popular.

Os critérios para seleção observam a qualidade artística – música, letra, partitura e interpretação – e a originalidade da obra. A iniciativa da Rádio MEC tem o objetivo de revelar e divulgar gravações de canções inéditas promovendo a música brasileira. O festival busca, ainda, abrir espaço na programação das emissoras para cantores, compositores e instrumentistas.

Atração com shows temáticos

A noite de premiação foi escolhida para coincidir com o Dia Nacional do Rádio, 25 de setembro, e aniversário de Edgard Roquette Pinto, pioneiro do rádio no Brasil e criador da Rádio MEC.

Além de anunciar os vencedores, o Festival de Música Rádio MEC tem quatro espetáculos musicais temáticos, contemplando cada uma das categorias, com grandes personalidades da cena artística.

Os fãs da música clássica contam com apresentação sobre os 80 anos da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). Os artistas tocam por aplicativo de vídeo a obra "Ode à Alegria", de Ludwig van Beethoven, compositor alemão que faz 250 anos em 2020.

Celebrando a música instrumental, o evento traz o acordeonista Marcelo Caldi que toca músicas do saudoso Sivuca, músico paraibano que completaria nove décadas de vida este ano.

O grupo Farra dos Brinquedos promete encantar crianças de todas as idades ao executar temas do cancioneiro infantil. E para reverenciar a MPB, a cantora Nilze Carvalho solta a voz para homenagear o centenário de Elizeth Cardoso, conhecida como "A Divina".

Festival de Música da Rádio Mec anuncia vencedores
Festival de Música da Rádio Mec anuncia vencedores - Divulgação/TV Brasil

Lives potencializam visibilidade on-line

Uma das novidades do concurso em 2020 são as lives nas redes sociais, simultaneamente à transmissão em tempo real pelo rádio. Às 20h, ao vivo, acompanhe a premiação pelo Youtube, FacebookTwitter e pelo site da TV Brasil.

A divulgação on-line foi potencializada pela parceria com a TV Brasil e o site de notícias Agência Brasil, além das emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). 

Essa ação integrada contou ainda vídeos que circularam pela internet de participantes de outras edições, jurados e concorrentes que comentaram o festival.

Concorrentes do Distrito Federal 

Outra novidade do Festival de Música Rádio MEC em 2020 foi a participação dos músicos de Brasília, além dos artistas dos quatro estados da Região Sudeste. 

A proposta de acolher os artistas da capital é uma resposta ao crescimento da audiência da Rádio MEC de Brasília. Para não concorrer com o tradicional Festival de Música da Rádio Nacional FM de Brasília, que já contempla as categorias Canção Popular e Instrumental, os músicos do Distrito Federal estiveram aptos a se inscrever apenas nas categorias Música Clássica e Música Infantil.

A iniciativa é uma realização da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que faz a gestão das emissoras públicas Rádio MEC FM (99,3 MHz), no Rio de Janeiro, e Rádio MEC AM (800 kHz), no Rio de Janeiro e em Brasília.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 24/09/2020 - 15:20

Últimas

O que vem por aí