Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Samba Reggae: a arma musical

Ritmo baiano contagia público no Brasil e no exterior

Especiais TV Brasil

No AR em 09/02/2013 - 22:00

Ritmistas do Olodum e a cantora baiana Daniela Mercury no balanço do samba reggae. Foto: U. Dettmar/ABrNo sábado de carnaval, a TV Brasil traz o Especial Samba Reggae: a arma musical, que mostra como foi criado, nas quadras de ensaio dos blocos afro de Salvador, o poderoso ritmo que despertou a atenção de estrelas da música.

Na cena internacional, o estilo contagiou astros como Paul Simon e Michael Jackson. No Brasil, a MPB acolheu esse gingado que inclui músicos do porte de Gilberto Gil, Margareth Menezes, Caetano Veloso, Daniela Mercury e Gal Costa.

O programa destaca aspectos extra-musicais da cultura samba-reggae, o impacto no visual e no próprio comportamento de instrumentistas, vocalistas e fãs do gênero. E não se furta a abordar a polêmica questão sobre a paternidade do ritmo.

Para representantes do Malê Debalê e do Muzenza, o ritmo traz a patente de suas quadras. Já o cantor Gerônimo atribui o mérito a Neguinho do Samba.

Além do compositor de É d’Oxum, Samba Reggae: a arma musical apresenta depoimentos inéditos de vários outros artistas do cenário artístico baiano como Márcia Short, Tonho Matéria, Paulinho de Camafeu, Vovô do Ilê, Dado Brazzawilly, Memeu, Wesley Rangel, Bukjones e músicos do Ilê Aiyê, Olodum, Muzenza, Malê e Dida.




Criado em 06/02/2013 - 16:09 e atualizado em 06/02/2013 - 16:58

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí