Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Desfile das Campeãs do Carnaval do Rio de Janeiro

Campeã Mangueira e outras cinco escolas voltam à Marquês de Sapucaí

Especiais TV Brasil

No AR em 14/02/2016 - 00:00

Bateria da Escola de Samba campeã do Grupo Especial Estação Primeira de Mangueira. Crédito: Tomaz Silva/Agência Brasil

Maria Bethânia foi homenageada pela Mangueira. Crédito: Tomaz Silva/Agência BrasilA TV Brasil transmite o Desfile das Escolas de Samba Campeãs do Carnaval do Rio de Janeiro com exclusividade neste sábado (13), ao vivo, a partir das 21h25, direto da Marquês de Sapucaí.

Com apresentação de Liliane Reis, que comanda o programa Estúdio Móvel, a transmissão recebe especialistas em carnaval.

O time é formado por personalidades do mundo do samba como a ex-porta-bandeira da Mocidade Independente de Padre Miguel, Lucinha Nobre; o historiador Luiz Antonio Simas; Nilcemar Nogueira, neta de Cartola e Dona Zica e Diretora do Centro Cultural Cartola; a artista e carnavalesca Lícia Lacerda, ex-parceira de Rosa Magalhães; a jornalista Raquel Valença; o jornalista e escritor Fábio Fabato; o escritor Felipe Ferreira e a cineasta Susanna Lira.

Eles comentam o resultado da apuração na Apoteose e ilustram o espetáculo das seis agremiações que retornam à Marquês de Sapucaí.

Mangueira encantou público na Sapucaí. Crédito: Gabriel Santos/RioturCampeã do Carnaval de 2016 com uma homenagem à cantora Maria Bethânia, a Mangueira conquistou o título ao realizar um desfile luxuoso, emocionante e repleto de sofisticação que contou com a presença de várias personalidades.

A verde-e-rosa celebrou os 50 anos de carreira da artista baiana ao fechar os desfiles da noite de segunda-feira. Na busca pelo título – o último havia sido em 2002 – um dos destaques da Estação Primeira foi a estreia na escola e no Grupo Especial do jovem carnavalesco Leandro Vieira, de apenas 31 anos. Ele desenvolveu o enredo “Maria Bethânia: a menina dos olhos de Oyá”.

A disputa pela taça foi acirrada: a Mangueira fez 269,8 pontos em uma apuração decidida no último quesito (alegorias e adereços) contra Unidos da Tijuca, Portela e Salgueiro, segunda, terceira e quarta colocadas respectivamente. Ainda voltam à Passarela do Samba Beija-Flor e Imperatriz Leopoldinense, agremiações que terminaram no quinto e sexta lugar.


Convidados analisam escolas que participam do Desfile das Campeãs

Na transmissão do Desfile das Campeãs, a apresentadora Liliane Reis mostra a performance das escolas que retornam à avenida e bate um papo com especialistas sobre o resultado do carnaval carioca. Na Marquês de Sapucaí, os repórteres entrevistam destaques, carnavalescos e diretores das agremiações vitoriosas.

No estúdio, a equipe debate os quesitos avaliados e o critério empregado pelos jurados. Liliane Reis também traz informações sobre o desfile, como o enredo de cada escola, a ficha técnica e o samba-enredo. Curiosidades e dados de carnavais anteriores ajudam na análise e compressão do público sobre a avaliação dos julgadores.

Ao término de cada apresentação, a reportagem registra a emoção dos componentes no momento da dispersão.

 

Confira a ordem do Desfile das Campeãs do Carnaval do Rio de Janeiro

1 - Imperatriz Leopoldinense - Sexta colocada
2 - Beija-Flor - Quinta colocada
3 - Salgueiro - Quarta colocada
4 - Portela - Terceira colocada
5 - Unidos da Tijuca - Vice-campeã
6 - Mangueira - Campeã




Ultimas

O que vem por aí