Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialistas alertam importância de falar sobre suicídio e procurar ajuda

CVV presta serviço de apoio emocional e prevenção 24h por dia

O Estação Plural desta semana discute um assunto que ainda é tabu, mas que ganhou visibilidade recentemente na imprensa e nas redes sociais devido à repercussão da série "13 Reasons Why", da Netflix: o suicídio.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos alguém comete suicídio no mundo, sendo que a cada 3 segundos uma pessoa atenta contra a própria vida. No Brasil são registrados cerca de 10 mil casos de suicídio por ano. Já um estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, indica que a probabilidade de um jovem homossexual se suicidar é cinco vezes maior que a de um jovem heterossexual. 

Para a psiquiatra Alexandrina Meleiro, é importante abordar o assunto. "Não é deixando de se falar que vamos esclarecer a população e as pessoas que estão acometidas por algum problema ou doença que vai ter comportamento suicida", esclarece. 

A psiquiatra alerta para a maneira como vai se falar sobre o assunto e passar a mensagem para a pessoa com tendências suicidas. "Devemos oferecer ajuda a essas pessoas ou, se somos nós, pedir ajuda. É importante que a gente não desista. Prevenir é melhor que remediar. E, no caso do suicídio, o remédio é muito amargo", orienta.

Serviço de ajuda
Quem estiver passando por problemas do tipo ou conhecer alguém que precise de apoio emocional, o Centro de Valorização da Vida (CVV) presta um serviço gratuito de prevenção do suicídio. A equipe de voluntários fica disponível 24 horas por dia para acolher e atender, seja por telefone (Ligue 141) ou por canais da internet.

"É um pronto-socorro emocional. As pessoas ligam para falar do que está afligindo, das emoções, de suas angústias e preocupações. É gratuito, sigiloso, sem julgar, com respeito e aceitação", explica a voluntária do CVV Leila Herédia. "Muitas vezes a gente não consegue sair daquele turbilhão que a gente está vivendo sozinho", incentiva.

O Estação Plural conversa sobre suicídio nesta sexta-feira (14/7), às 23h, na TV Brasil. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 11/07/2017 - 11:25 Por Davi de Castro/TV Brasil

Últimas

O que vem por aí