Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

E quando amor e posse andam de mãos dadas?

Klecius Borges fala sobre amor, ciúme e posse

Duas mãos entrelaçadas

Relacionar-se amorosamente com alguém nem sempre é uma tarefa fácil. Ainda mais quando nessa relação os sentimentos de amor e posse andam de mãos dadas. Como lidar com essa situação?

O psicoterapeuta Klecius Borges esclarece que só se aprende a amar sendo amado e adverte que quem ama está sujeito, eventualmente, a perder seu objeto amado. No entanto, segundo ele, "algumas pessoas acreditam que se desenvolverem o mecanismo de controle, digamos assim, muito eficiente, serão capazes de controlar o outro de tal maneira que este amor jamais irá deixar de acontecer, deixar de existir, o que é uma ilusão. Por mais que você desenvolva mecanismos de controle e domine, você não consegue", argumenta.

Leia também: Chef Carlos Bertolazzi comenta os hábitos alimentares "exóticos"

O especialista alerta a dificuldade que muitas pessoas têm em perceber quando o ciúmes extrapola o razoável, podendo levar, inclusive, a casos patológicos, em que se mata o objeto de amor. Para Klecius, é preciso desenvolver mecanismos psicológicos para se conviver com o grau de incerteza inerente aos relacionamentos. "Esses comportamentos são evidentes no dia a dia, que é uma tentativa de controle, de saber tudo, de proibir, 'você não pode ver tal pessoa ou fazer isso'. Se isso ficar muito claro, a pessoa vai ter que buscar ajuda ou terminar aquele relacionamento, porque normalmente levam aquilo que a gente chama de relacionamento abusivo".

Confira a entrevista que vai ao ar no Estação Plural desta segunda-feira.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 18/01/2017 - 12:15 e atualizado em 19/01/2017 - 11:40

Últimas

O que vem por aí