Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

João Wainer reflete sobre pichação e fotografia

Fotógrafo e documentarista é o convidado desta edição

Estação Plural

No AR em 19/12/2018 - 22:15

O Estação Plural recebe o fotógrafo e documentarista João Wainer para falar sobre marcas no corpo, de nossa relação com a cidade e também de gênero fluido, que abrange aquelas pessoas que não se identificam como homem, mas também não se sentem mulheres, pelo menos não o tempo todo, e que transitam pelos gêneros.

Sobre marcas no corpo, João tem muito o que falar, já que tem 30 tatuagens. Ele defende inclusive, para susto da Mel Gonçalves, o impulso de tatuar o nome da pessoa amada, coisa que ele já fez.

João discute também a relação das pessoas com a cidade. Ele retrata São Paulo desde os 17 anos, atuando como fotógrafo jornalístico. E, como documentarista, já falou de várias linguagens urbanas, como o rap e a pichação. Diretor do documentário Pixo, sobre o fenomêno da pichação na capital paulista, o principal motivo que leva um jovem a riscar a propriedade de alguém que ele nem conhece é deixar de ser ignorado pela sociedade. O documentarista afirma que, ao incomodar, o jovem passa a "existir". Além disso, segundo Wainer, o pichador gosta de ser reconhecido por outros jovens "invisíveis", que admiram a sua ousadia em deixar sua marca em lugares de difícil acesso.

Para explicar direito o que quer dizer gênero fluido, conversamos com Lorenze Paz, que criou para si um gênero próprio: A Pequena Príncipe. No Pajubá, o desafio de João Wainer foi descobrir o significado da palavra “Corre-corre”. E não é que ele levou o troféu Irene Ravache? 

Programa exibido originalmente em 8 de julho de 2016.

João Wainer reflete sobre pichação e fotografia no Estação Plural
João Wainer reflete sobre pichação e fotografia no Estação Plural - Divulgação

Ficha técnica
Produção: Aline Penna, Vitor Chambon, Priscila Cestari, Renato Fanti e Patrícia Lima
Roteiro: Ana Ribeiro
Direção: Cássia Dian
Gerência Executiva de Crossmidia: Lauro Mesquita
Coordenação Crossmidia: Daniel Roviriego
Produção e Criação Crossmidia: Carolina Spork, Davi de Castro e Júlia da Matta

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Tags:  joão wainer

Criado em 05/07/2016 - 15:10 e atualizado em 06/07/2016 - 12:40

Últimas

O que vem por aí