Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Para além da paquera: conheça apps com serviços e informações para LGBT's

Aplicativos servem para procurar emprego, monitorar a saúde etc

Os aplicativos de celular já fazem parte do dia a dia de milhares de brasileiros, sejam para entretenimento, informação, paquera, estudo e serviços em geral. Para além dos conhecidos aplicativos de encontro, o público LGBT já conta com ferramentas específicas para várias finalidades. O Estação Plural de segunda-feira (16), que vai ao ar às 22h na TV Brasil, apresenta e debate dois deles, o Close Certo e o Tem Local.

Tela de celular com aplicativo Close CertoO Close Certo é uma ação do Ministério da Saúde (MS) em parceria com o Hornet, aplicativo de encontro gay que conta com mais de um milhão de usuários no país. O projeto aproveita o contato com os LGBT's para enviar mensagens sobre temas importantes, como uso do preservativo, testagem, tratamento de doenças, como AIDS e hepatites, e inovações, como a Profilaxia Pós-Exposição (PrEP). "Esse projeto nos dá subsídios, sob o ponto de vista de saúde pública, de como devemos reorientar políticas públicas", explica a diretora do Departamento de DST's do MS, Adele Benzaken. A ação foi testada durante as Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016.

 


O Tem Local é outra plataforma que disponibiliza um serviço importante a LGBT's. A ferramenta colaborativa reúne informações de pessoas que sofreram ou presenciaram agressões motivadas por LGBTfobia, visando, com isso, mapear os locais onde essas pessoas foram vítimas e prestando apoio jurídico. “A pessoa já se identifica se ela é cis ou se ela é trans e a sua identidade sexual. A gente consegue fazer com que esses dados sejam mais específicos sobre cada tipo de agressão”, esclarece um dos criadores do serviço, Antônio Kualo, que também realiza um mapeamento da aidsfobia

"É ótimo ter aplicativo para pegação, mas a gente precisa de aplicativo para empoderamento, denúncia, acolhimento. Como comunidade, desenvolver essas ferramentas é promover nossa união, nossa tentativa de se articular, de resistir e existir nesse mundo que quer nos massacrar o tempo inteiro", acrescenta Thiago Bassi, também criador do Tem Local.

Confira outras ferramentas digitais que prestam serviços para LGBT's:

- MonaMigs: plataforma para ajudar pessoas que foram expulsas de casa por LGBTfobia a encontrarem amparo e acolhimento.
- TransEmpregos: site e página no Facebook que visa facilitar a colocação de pessoas trans (travestis e transexuais) no mercado de trabalho e traz visibilidade para as empresas cadastradas.
- Transerviços: site para pessoas trans e travestis autônomos anunciarem seus serviços. A intenção é ajudar a abrir portas do mercado de trabalho para essa população e superar o tabu da identidade de gênero durante o recrutamento de novos funcionários.
- Wattpad: possui gratuitamente um grande acervo de livros voltados paro o público LGBT.
- Dicionário de Gêneros: colaborativo, visa desmitificar e explicar conceitos relacionados à identidade de gênero, orientação sexual e sexo.
- Concierge: tem o objetivo de ajudar o público LGBT a encontrar baladas, restaurantes, hotéis, salões de beleza e outros serviços, como hospedagem para famílias gays.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 11/01/2017 - 12:30 e atualizado em 25/01/2017 - 14:50 Por Davi de Castro

Últimas

O que vem por aí