Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Religião e cultura são argumentos para negar os direitos LGBT's?

Estação Plural debate cultura homofóbica e o poder político de grupos

O avanço na conquista de direitos por parte da população LGBT muitas vezes esbarra em justificativas religiosas ou mesmo "culturais". Como evitar que a intolerância fique acima do dever legal de proteger a todos? 

Segundo a cientista política Flávia Birolli, a religião, quando mobilizada para suprimir modos de vida, crenças e valores diversos, fere a democracia. “Os direitos humanos e os direitos individuais numa democracia requerem que a gente proteja a pluralidade, as formas diferentes de vida, independentemente do que aparece como maioria em um determinado contexto político”, esclarece.

No vídeo abaixo, a especialista explica como os grupos religiosos têm conseguido interferir na legislação e nas políticas públicas:


O argumento amparado na cultura para perpetuar práticas e valores homofóbicos também é inválido, de acordo com Flávia, pois “traz como estáticos processos que não são estáticos”, uma vez que a cultura é dinâmica, feita de diferentes pessoas e estilos de vida. “Os valores, a maneira como as pessoas enxergam que lugar é esse que elas tem no mundo e como é o mundo em que elas vivem, estão sempre em transformação”, ressalta.
 
 

Também em entrevista ao Estação Plural, o ator Chico Simões destaca a riqueza e diversidade próprias da cultura e convida todos a aceitarem a diversidade. “Se nós estamos falando de coisas vivas, como a cultura popular tradicional, não podemos falar que isso não pode mudar, pelo contrário. Temos que promover transformações nessas estruturas tradicionais para que elas se adaptem a novas realidades”, argumenta.


Confira o debate completo sobre a rejeição e a negação de direitos da população LGBT e a entrevista com a cantora Ceumar no Estação Plural que vai ao ar na próxima segunda-feira (9/1), às 22h, na TV Brasil. Ouça o programa também pelas rádios MEC e Nacional.

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 05/01/2017 - 15:55 e atualizado em 06/01/2017 - 13:05 Por Davi de Castro

Últimas

O que vem por aí