Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O renascimento da cultura africana com a reforma do Porto Maravilha

Délcio Teobaldo e Celina Rodrigues recontam a história do Rio de

Estúdio Móvel

No AR em 16/11/2016 - 20:30

O que a história encobre, descobre, camufla e desvenda?

Hoje vamos falar de uma história que renasceu com a reforma do Porto do Rio de Janeiro.
O Porto do Rio de Janeiro vive uma grande reforma: Novos prédios, túneis, ciclovias, museus e ruas. Com as escavações, foram encontradas as ruínas do cais da Imperatriz, construído para receber Teresa Cristina, que se casaria com Dom Pedro II. O cais da Imperatriz por sua vez foi erguido em cima do Cais do Valongo, que foi lugar de desembarque de centenas de milhares de africanos escravizados entre 1774 e 1831. Depois disso, o Valongo passou quase dois séculos encoberto e esquecido.O Cais do Valongo foi recuperado e agora participa do circuito histórico e arqueológico da celebração africana. Este fato despertou a necessidade de se falar mais a respeito do que havia acontecido no passado. 

Com o objetivo de fazer renascer a história da África através desses resquícios e de preservar os valores culturais de matriz africana que marcaram a região, Celina Rodrigues (foto) fundou o Centro Cultural Pequena África. Além de promover eventos em que são celebradas a ancestralidade, solidariedade e cidadania, a organização participou ativamente do reconhecimento e catalogação dos achados arqueológicos do Valongo.

Liliane Reis no Cais do Valongo com a Celina Rodrigues,  fundadora do Centro Cultural Pequena África.

E para ajudar a contar a história vamos conversar com  o escritor, músico, pesquisador da cultura popular, roteirista e diretor de TV, Délcio Teobaldo.
Ele participa do projeto Roda dos Saberes do Cais do Valongo, livro que reúne 13 palestras realizadas ao longo de 3 anos das rodas do cais do valongo.

Liliane Reis recebe o escritor Délcio Teobaldo no estúdio do programa




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 28/03/2016 - 16:21 e atualizado em 18/11/2016 - 11:32

Últimas

O que vem por aí