Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Paul Heritage conversa com Liliane Reis e mostra que Shakespeare, no Brasil, anda mais vivo do que nunca

Estúdio Móvel

No AR em 02/03/2016 - 21:30

Paul Heritage é ativista social e cultural, diretor de teatro, dramaturgo e professor da Universidade de Londres Queen Mary. Pesquisador e encenador da obra de Shakespeare, já levou diversas Cias. Brasileiras para apresentar montagens do clássico autor inglês, Willian Shakespeare, nos diversos institutos culturais do Reino Unido. Entre as companhias que se apresentaram por lá estão Grupo Galpão, Grupo Piollin, AfroReggae e Nós do Morro. Ele criou o Centro de Teatro nas Prisões (TiPP Centre) na Inglaterra em 1992 e, durante 15 anos, dirigiu projetos teatrais com milhares de presos e funcionários em centenas de prisões em 12 estados do Brasil. Além disso, entre seus projetos atuais destacam-se o projeto de instalação Art Transforming Lives e O Shakespeare Fórum.

Continuando pelo teatro, vamos falar com Zeca Ligiéro, que é diretor teatral, já tendo realizado diversos espetáculos; é também escritor, pesquisador e coordenador do Núcleo de Estudos das Performances Afro-Ameríndias (Nepaa), da Unirio. Além disso já escreveu diversos livros entre eles: "Divine Inspiration from Benin to Bahia" (1993, EUA), "Iniciación al Candomblé" (1995, Colombia), "Malandro Divino, a vida e a lenda de Zé Pelintra" (2004), "Carmen Miranda: uma performance afro-brasileira" (2007, Brasil). Entre os seus projetos mais recentes, está o "Makunaíma, o Outro", no Centro Cultural do Banco do Brasil, sobre qual ele irá falar no programa de hoje.

Do teatro para a música, hoje falamos com a Bombay Groovy,  uma banda que se alinha ao rock dos anos 70, com uma particularidade: no lugar da guitarra, a banda adotou o sitar (rei dos instrumentos na música indiana) para reelaborar, com vigor, rigor e personalidade própria, um conceito de rock que une Oriente e Ocidente.
Assim, o grupo tem uma formação instrumental inusitada, composta por sitar, o timbre encorpado e versátil do órgão Hammond e uma cozinha nervosa de baixo e bateria, combinnando peso, psicodelia, exoticidade e muito groove. Os músicos estão lançando o primeiro disco - todo disponível pra download no site da banda.




Apresentação: Liliane Reis
Direção: Alê Montoro
Assistente de Direção: Luca Bastolla
Produção Executiva: Leonardo Sousa, Mirian Magami, Poliana Guimarães, Felipe Careli
Produção: Kamyla Abreu e Joana Martins
Roteiro: Fernando Mozart, Vida Oliveira
Estagiários: Herval Peixoto e Jacqueline Lima
Edição: Isabelle Valente, Rodrigo Morais, Marco Machado,  Jean Albernaz, Filipe Ronqui

Ultimas

O que vem por aí