Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Do Bugre ao Terena

Documentário discute o preconceito em relação aos índios

Etnodoc

No AR em 24/08/2018 - 01:15

Ao som de tambores e flautas um grupo de homens da etnia Terena fazem a performance da Dança da  Ema na cidade de Campo Grande (MS). Essa dança constitui um mecanismo político de reafirmação cultural e reflexão ante as transformações socio-históricas.

O termo 'bugre', carregado de preconceito e discriminação, é utilizado para referenciar, do ponto de vista dos não-índios, o produto da relação entre o índio e o não-índio: um "civilizado", mas de segunda categoria. Essa expressão é utilizada simbolicamente no título do documentário “Do Bugre ao Terena”.

O documentáqrio discute a “cultura do terror” em que os indígenas são igualados a coisas e perseguidos com base em um racismo fenotípico da aparência de bugre. Apesar disso, no contexto urbano, ao contrário do que a expressão 'bugre' sugere, a identidade étnica do Terena não deixa de existir.

Dirigido por Aline Espíndola e Cristiano Navarro, o filme "Do Bugre ao Terena" questiona o olhar preconceituoso do não-índio. Por meio do cotidiano e das trajetórias de alguns Terena, a produção revela diversas apropriações da cidade assim como maneiras de lidar com o racismo e de afirmar sua identidade através da dança.

Ano: 2013. Gênero: documentário. Direção: Aline Espíndola e Cristiano Navarro.

Classificação Indicativa: Livre.

Criado em 31/10/2014 - 20:20 e atualizado em 14/05/2015 - 19:35

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí