Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Manoel Chiquitano Brasileiro

Documentário revela o drama de um povo dividido entre dois países

Etnodoc

No AR em 31/08/2018 - 00:45

O documentário "Manoel Chiquitano Brasileiro" retrata uma busca dupla: primeiro, a luta de um homem solitário que percebe ser necessário documento de identidade para alcançar a nacionalidade brasileira, mesmo sendo ele um índio. E, por outro lado, a luta coletiva do povo Chiquitano, que vive um conflito de identidade étnica, mas vem buscando a demarcação de suas terras tradicionais, apesar das pressões que sofrem dos políticos de Mato Grosso e dos grandes fazendeiros e pecuaristas da região.

O filme ainda envereda pelas questões da fronteira Brasil-Bolívia, já que o povo Chiquitano vive nos dois países e foi separado por uma fronteira que não desejou sem sequer ser consultado.

Por meio de uma romaria à Nossa senhora de Santa Ana, que sai da Bolívia e percorre as comunidades indígenas de ambos os países, Manoel e os Chiquitanos desafiam os limites impostos pela fronteira, na tentativa de se reencontrarem e se reconhecerem como iguais, por meio da fé.

Ano: 2013/2014. Gênero: documentário. Direção: Aluízio de Azevedo e Glória Albues.

Classificação Indicativa: Livre.

Criado em 03/11/2014 - 18:55 e atualizado em 19/06/2015 - 09:30

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí