Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O Boto e o Homem

A relação dos pescadores com os botos na pesca cooperativa da tainha

Etnodoc

No AR em 17/08/2018 - 00:15

O documentário “O Boto e o Homem” retrata a história de uma singular sociedade, constituída de botos e homens, em Laguna, Santa Catarina. Ao longo de gerações pescadores protagonizam, juntamente com a espécie de boto Tursiops Truncatus, a pesca cooperativa onde ambas espécies perseguem a mesma presa: a tainha.

O litoral catarinense esconde surpresas que apenas nativos conhecem. Durante a temporada de pesca da tainha, Laguna mostra uma de suas peculiaridades: a pesca com botos.  O espetáculo da pesca em parceria com os botos só existem em três lugares no mundo: na Austrália, África do Sul e e nessa região de Santa Catarina.

Dirigido por Cristiano Burlan, o documentário destaca que a pesca com auxílio dos botos ocorre durante o ano todo, mas é nos meses de abril, maio e junho que se torna mais atraente, devido ao ciclo da tainha. A pesca tainha é considerada uma forte atividade em Laguna, e tornou-se um dos pratos mais procurados na região. Os botos nascem, crescem e desaparecem nas lagoas da cidade.

Ano: 2012. Gênero: documentário. Direção: Cristiano Burlan.

Classificação Indicativa: Livre.

Criado em 29/10/2014 - 20:00 e atualizado em 15/04/2015 - 16:35

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí