Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O Canto da Lona

Artistas circenses recordam as manifestações marginais da cultura

Etnodoc

No AR em 17/08/2018 - 01:15

O documentário “O Canto da Lona” aborda o cotidiano do circo a partir dos depoimentos de artistas que vivenciaram a realidade da família circense em apreentações país afora. O filmeacompanha cinco antigos artistas do circo caipira paulista.

A produção revela diversas etapas da manifestação cultural, desde o momento em que se reúnem para a criação de uma pequena apresentação circense até o processo de ensaios e preparação, com suas dificuldades e conflitos.

Nesse percurso, o documentário resgata depoimentos e conversas dos integrantes. Eles rememoraram os processos de criação e produção nos circos paulistas vividos pelos participantes desde a década de 1930, especialmente no campo da criação musical.

Os artistas que participam do filme “O Canto da Lona” vivenciaram de modos diversos a história do circo no interior paulista em sua profunda relação com a cultura caipira. Cada um deles traz consigo um grande repertório cultural e artístico acumulado durante anos de vida e trabalho circense.

Embora, atualmente, alguns dos entrevistados estejam em residências fixas, são circenses de nascimento e têm a tradição familiar itinerante. Durante décadas os artistas viajaram pelo território nacional promovendo a alegria.

Dirigido por Thiago Mendonça, o documentário partilha da memória individual dos integrantes do grupo, privilegiando a dimensão subterrânea ou marginal da história do circo.

Ano: 2012. Gênero: documentário. Direção: Thiago Mendonça, com Sonia Gray, Hudi Rocha, Lerida Coutinho, Walter de Almeida, Camila Urbano. Bel Borges e Carlos Francisco.

Classificação Indicativa: Livre.

Criado em 27/10/2014 - 17:50 e atualizado em 07/04/2015 - 15:10

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí