Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cidades Soterradas

Uma aventura por Cidades Soterradas pelas dunas do litoral brasileiro, esse é o próximo destino da equipe do Expedições. O trio formado pela jornalista Aline Dale, pelo cinegrafista Fábio Serfaty e pelo biólogo e fotógrafo Rodrigo Serrado, percorrerá a zona costeira do nordeste brasileiro, onde existe o mais amplo campo de dunas de todo o país.

 

Nessa região, é comum ver as populações locais reconstruindo duas casas de tempos em tempos, em função das condições dos ventos e da movimentação das areias. É uma paisagem em permanente mudança.


Dirigidos por Lucas Saldanha Werneck, a equipe vai começar a viagem em Paracuru, passando por Almofala, até Tatajuba, numa região composta por diversas praias paradisíacas, lagoas e dunas de areias brancas, no Ceará. Devido à movimentação das dunas, a vila de Tatajuba, fundada por famílias de pescadores, foi soterrada pelas areias, entre as décadas de 70 e 80. O destaque, além da Duna do Funil que tem 60 metros de altura, é a Duna Encantada. Reza a lenda que ali existe um navio e que a noite é possível ver os fantasmas e ouvir sons da tripulação.


De lá, o Expedições fará a emocionante travessia do Delta do Parnaíba, um arquipélago com 2.700 km quadrados de área, formado por mais de 70 ilhas, fazendo uma parada em Porto dos Tatus, no Piauí. A expedição termina em Tutóia, no Maranhão, que é um dos pontos de partida de quem vai visitar os Lençóis Maranhenses, e onde a equipe fará uma incursão pelo bairro onde as casas estão com dunas chegando ao teto. Saberemos também a importância das dunas, onde as areias começam a se depositar nas casas, como é conviver com essa força da natureza, e em que momento do soterramento os moradores decidem que é hora de partir.
 




Criado em 01/03/2016 - 12:39 e atualizado em 09/03/2016 - 10:54

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí