Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Congado: legado cultural africano no Brasil

O programa Expedições mergulha numa manifestação cultural e religiosa: o congado. Herança dos escravos trazidos da África, essa tradição se mantém viva em vários lugares do Brasil, com destaque para o maior estado do sudeste brasileiro: Minas Gerais.

 

O destino escolhido é a região Campo das Vertentes, composta por 36 municípios. Entre eles, estão: São João del Rei, por onde a viagem começa, Santa Cruz de Minas, onde os expedicionários conhecem crianças congadeiras e a importância delas para a manifestação, e Tiradentes, onde descobrem como a capoeira pode ajudar a atrair os jovens para o congado.

 

Seguindo por trechos da estrada real, por onde se escoava o outro, Aline, Fábio e Rodrigo documentam um trajeto marcado por igrejas, fachadas e monumentos que resguardam tempos passados.Visitando diferentes grupos, nossos expedicionários aprendem a tocar, dançar, cantar e a valorizar essa manifestação que, apesar de sua importância histórica, ainda sofre com preconceitos. Eles também relembram o Encontro Congadeiro nas Vertentes, que encheu a região de cor, e falam sobre o documentário “Esse Rosário é meu”, que registrou essa festa da fé.

 




Ultimas

O que vem por aí