Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Reisados do sertão do Ceará

Desfile de Reisado no Ceará

A equipe do Expedições percorre a região do Cariri cearense, em busca dos “Reisados do Ceará”. O reisado, ou folia de reis, é um folguedo realizado em várias partes do Brasil.

No Cariri Cearense, entre Barbalha e Juazeiro do Norte, são muitos os grupos de reisado. Os Mestres coordenam os reisados ensinando os jovens, mas cada Mestre da cultura imprime originalidade a seus grupos.

Em Juazeiro, nossa equipe visita o Reisado ‘Discípulos de Mestre Pedro’, comandado por Mestre Antônio que mantém há décadas as tradições dessa Folia de Reis, característica do bairro João Cabral.

Seguindo pelas estradas que levam a Barbalha, nossos expedicionários vão em busca de um reisado, conhecido como o ‘Reisado de Couro de Barbalha’. Nele os figurantes usam máscaras de couro. A equipe acompanha os preparativos, desde a caracterização dos brincantes até a apresentação.

O objetivo é mostrar as cores, força e magia dessas expressões populares e saber como as tradições culturais são passadas de pai para filho – uma inserção dos jovens nos grupos folclóricos e a esperança de perpetuar essa cultura tão peculiar.




Criado em 26/05/2014 - 18:55 e atualizado em 06/08/2014 - 18:36

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí