Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sobre o Expedições

Expedições se reinventa

Pantanais, amazônias, chapadas, rios, cânions, pontos extremos do Brasil há vinte anos desfilam pelas lentes do Expedições. “O programa vai além de uma série de documentários”, destaca a jornalista Paula Saldanha que criou o pioneiro projeto na televisão brasileira, nos anos 1970, ao lado do marido, o biólogo Roberto Werneck. “Nessas duas décadas, registramos as mudanças que têm acontecido nas regiões e apoiamos comunidades, dando voz a populações de todos os cantos do país”.

 

O Expedições ganhou novo formato mas, de acordo com Paula, consolida o trabalho de jornalismo ambiental construído ao longo do tempo. “Os temas são inesgotáveis, quando se trata de um país de dimensões continentais. Mostrar nossa gente, a diversidade cultural e natural é a sua missão”, avalia, lembrando que o programa foi, recentemente homenageado, devido ao conjunto da obra, pelo Instituto Ambiental Chico Mendes.

 

 

O acervo do Expedições guarda ainda depoimentos de personalidades como Darcy Ribeiro, Oscar Niemeyer, Betinho, Orlando Villas Boas. Entre os momentos marcantes, a dança da Guerra dos Ikpengs, no médio Xingu, tribo que quase desapareceu. No litoral, a volta das baleias às suas antigas áreas de reprodução, o desaparecimento de lagoas e a luta de comunidades de pescadores para permanecerem em suas terras e praias.

 

 

"Foi um dos primeiros programas em rede nacional de TV a denunciar as ameaças ambientais e sociais no Brasil”, aponta Lucas Saldanha Werneck, filho caçula de Paula e que agora dirige a atração. “O novo formato é singular, unindo influências do jornalismo, do documentário e um pouco de reality, guiando o telespectador ao longo das descobertas de cada episódio”, explica o diretor. Ele ressalta, no entanto, que antigos pilares foram mantidos: responsabilidade com as informações e divulgar o Brasil aos brasileiros e ao mundo.

 

 

Para Lucas, dirigir o Expedições é um desafio diário frente às atuais questões. “Mais do que nunca, continuar denunciando as ameaças às riquezas e à vida são fundamentais". No capítulo de estreia da nova temporada, o Expedições vai ao Rio São Francisco e mostra os problemas gerados pela construção de barragens, alteração da vazão e o esgotamento dos recursos naturais do Velho Chico. Para as novas aventura, a equipe agora conta com a apresentadora de programas esportivos, Aline Dale, que se junta ao fotógrafo Rodrigo Serrado e ao cinegrafista Fabio Serfaty.

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 18/03/2014 - 17:42 e atualizado em 15/12/2015 - 11:33

Últimas

O que vem por aí