Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Barroco mineiro e Aleijadinho

Expedições mostra o barroco e sua recriação em Minas Gerais do século

Expedições -temporadas anteriores

No AR em 01/02/2014 - 14:30

Por mais de três séculos, o estilo barroco cobriu toda a Europa e a América Latina. Nestas grandes áreas geográficas, as formas de expressão artística são bastante diversificadas.


As aventuras marítimas trouxeram o barroco para as Américas: o barroco da América espanhola e o barroco português. No Brasil, esse estilo teve um ambiente farto para se desenvolver. Com a descoberta do ouro nas Minas Gerais, em 1670, esta arte ganhou todo o esplendor e se desenvolveu plenamente na região de onde se extraiu a maior quantidade de ouro em todos os tempos: Villa Rica ou Ouro Preto.

Ouro Preto - MGA região de Villa Rica se tornou um manancial de artistas de grande importância na arte mundial. As maiores expressões do barroco brasileiro foram Mestre Ataíde e o grande Aleijadinho.

Paula Saldanha entrevista uma das maiores especialistas em  barroco e no estilo rococó: a historiadora e professora Myriam de Oliveira, que há décadas se dedica à investigar e difundir esses estilos em nosso país. Myriam explica que o barroco e o rococó são completamente diferentes.

Seu discípulo, o historiador Milton Teixeira, faz uma análise da era áurea do barroco mineiro, mostrando como o ouro dinamizou a sociedade da época.

 




 

Apresentação: Paula Saldanha
Direção: Paula Saldanha, Roberto Werneck
Produção: Renata Barcellos
Imagens: Pedro S. Werneck, Tiago Almeida
Edição: Pedro S. Werneck

Ultimas

O que vem por aí