Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Índios Pataxós e a terra do descobrimento

Programa mostra a luta do povo que encontrou meios para resistir à

Expedições -temporadas anteriores

No AR em 07/09/2013 - 15:30

Índios Pataxós e a terra do descobrimentoExpedições percorre o sul da Bahia para conhecer os índios Pataxós, que estão totalmente ligados à terra do descobrimento. Concentrados em aldeias há pelo menos 150 anos, esse grupo indígena ocupa o litoral baiano, que vai desde Belmonte e Cabrália, ao norte, passando por Porto Seguro e Monte Pascoal, até Prado, ao sul.

No século XX, os Pataxós sofreram um grande processo de aculturação e foram colocados à margem da sociedade. Os resultados foram a invasão de seus territórios e a perda quase total de sua cultura – um processo intensificado, principalmente com a implantação de grandes fazendas de pecuária.

Paula Saldanha e Roberto Werneck documentam a Reserva da Jaqueira, ligada à Reserva da Coroa Vermelha, que abriga um Ponto de Cultura, onde famílias vivem para manter e divulgar a cultura Pataxó; Barra Velha, considerada a ‘Aldeia Mãe’, a mais populosa e a mais tradicional; Aldeia Pé do Monte, na base do Monte Pascoal – referência espiritual para os Pataxós; e as ‘Escolas Diferenciadas’, com professores indígenas e ensino bilíngue, que preparam os jovens para a vida moderna, valorizando os costumes, a cultura e a identidade étnica entre as novas gerações.

Uma conquista recente foi a decisão do Supremo Tribunal Federal (STJ), que reconheceu o direito dos Pataxós às terras da reserva Caramuru-Catarina-Paraguassu, anulando todos os títulos de propriedade concedidos a fazendeiros, em terrenos localizados dentro dessa área indígena.

Expedições mostra o que lideranças indígenas estão fazendo para conquistar qualidade de vida para cerca de 20 mil brasileiros que compõem o povo Pataxó. O documentário mostra também a luta de um povo guerreiro que encontrou meios para resistir à pressão dos homens brancos e para manter sua cultura viva.




Apresentação: Paula Saldanha Direção Geral: Paula Saldanha e Roberto Werneck Direção: Pedro S. Werneck Realização: RW Cine/TV Brasil

Ultimas

O que vem por aí