Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Manguezais do sul da Bahia

Expedições documenta diversos tipos de manguezal, um dos mais

Expedições -temporadas anteriores

No AR em 23/11/2013 - 14:30

Expedições viaja ao extremo sul da Bahia e documenta os diversos tipos de manguezais da região, desde Porto Seguro, passando por Corumbau e Caravelas, até Nova Viçosa. Mostra as riquezas e a importância da preservação de uma das maiores áreas de mangue do litoral brasileiro, seus emaranhados cheios de vida e animais que habitam e buscam refúgio nas margens e nas águas mansas dos rios no entorno.

Os manguezais são um dos mais completos e complexos ecossistemas do mundo, devido à grande quantidade de matéria orgânica produzida, que é o ponto de partida da cadeia alimentar. Estes nutrientes favorecem à proliferação de micro-organismos, que servem de alimento para crustáceos e peixes.

GuaiamumPaula Saldanha e Roberto Werneck registram a intensa produção pesqueira local no percurso entre a Costa do Descobrimento e Costa das Baleias.
Anders Shimdt, pesquisador do CEPENE, e Karen Diele, professora da Edinburgh Napier University,  comprovam a existência da grande interação entre o mangue, os ecossistemas marinhos e costeiros, e explicam a importância de defeso do caranguejo guaiamum e do caranguejo uçá.

O programa mostra paisagens belíssimas, como o encontro do Rio Buranhém com o mar de Porto Seguro, sobrevoa o Recife de Coroa Alta, o Recife de Fora e as formações rochosas de Itamarajú.

 

 




Apresentação: Paula Saldanha
Direção: Paula Saldanha e Roberto Werneck
Produção: Renata Barcellos
Imagens: Pedro S. Werneck e Tiago Almeida
Edição: Pedro S. Werneck

Ultimas

O que vem por aí