Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Parque Nacional da Bocaina

O Expedições visita a área de 104 mil hectares, na divisa entre São

Expedições -temporadas anteriores

No AR em 13/04/2013 - 15:30

Bocaina, que na língua indígena tupi-guarani significa "caminhos para o alto" é o nome dado à Serra do Mar na região. Com elevações acima de dois mil metros, a Serra da Bocaina liga a planície costeira, no sudeste, ao Alto Vale do Paraíba do Sul, no noroeste. A flora e a fauna mudam de acordo com a altitude.


Paula Saldanha conversa com Francisco Livino, chefe do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Ele explica os ecossistemas da parte baixa, no litoral, à parte alta, na serra, e os desafios de se equilibrar a conservação com o turismo.

Existem várias opções de passeios ecoturísticos no parque. Um dos caminhos mais famosos é a histórica "Trilha do Ouro". A trilha acompanha o rio Mambucaba, que desemboca na cidade litorânea de mesmo nome. Este caminho foi construído por escravos africanos, durante o Brasil colonial, com pedras retiradas do leito do rio, cuja finalidade era facilitar o transporte de pedras preciosas e do ouro de Minas Gerais até o litoral.

O programa visita ainda o Águas da Bocaina, projeto pioneiro de Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), localizado ao lado da Reserva Ecológica de Bananal (SP) e conversa com os seus idealizadores.
 




 

Apresentação: Paula Saldanha

 

Ultimas

O que vem por aí