Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Picinguaba

Entre montanhas e o mar, paraíso no litoral de São Paulo preserva

Expedições -temporadas anteriores

No AR em 16/11/2013 - 14:30

O Expedições desta semana mostra Picinguaba, um paraíso no litoral norte de São Paulo, escondido entre as montanhas e o mar. O núcleo, a 40 km de Ubatuba, é o único ambiente marinho que pertence ao Parque Estadual da Serra do Mar. O nome Picinguaba, em Tupi, quer dizer “refúgio de peixes”.

Localizada entre florestas exuberantes e enseadas de águas verdes e cristalinas, Picinguaba abriga vilas de pescadores, comunidades tradicionais com registros históricos de mais de 300 anos e uma rica biodiversidade com espécies nativas da Mata Atlântica. Nas matas da região a observação de aves, ou bird-watching, envolve as pessoas das comunidades locais.

O programa documenta o Projeto Vieiras, criado para garantir vida longa ao berçário de “coquilles de Saint Jacques” e uma alternativa sustentável de renda para os moradores locais. O projeto estabelece zonas de uso dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, tornando o núcleo pioneiro na produção e cultivo destes mariscos.

A Fazenda da Caixa deu origem a vários núcleos quilombolas da região como o Quilombo da Fazenda Picinguaba que, no final da década de 1970, foi anexado ao Parque Estadual da Serra do Mar, garantindo a proibição de desmatamento e qualquer atividade de caça.

Conheça ainda a Casa da Farinha, que foi restaurada pelo Parque Estadual, com o objetivo de proporcionar à comunidade local outras opções de renda. Além de manter a memória deste povo e sua tradição, a comercialização da farinha artesanal e da polpa da fruta juçara é hoje uma importante fonte de renda desses quilombolas.




Ultimas

O que vem por aí