Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

300 anos de Vila Rica - Ouro Preto

Igreja São Francisco de Assis

Esta semana, a série Expedições vai a Minas Gerais e registra a trajetória de uma cidade que nasce como um araial de mineração e, ao longo de trezentos anos, transforma-se numa das jóais da arte barroca brasileira: Ouro Preto! Ali, os ideais da liberdade convivem com os da tradição. Preservar e mudar foram a receita encontrada para se manter viva no panteão de cidades imprescindíveis para o entendimento do Brasil.

Paula Saldanha e Roberto Werneck vão ao interior de Minas que assistiu à chegada dos primeiros bandeirantes. O local viria se transformar, pouco tempo depois, em Vila Rica, região repleta do ouro que alimentou sonhos políticos, artísticos e de prosperidade.

O historiador Milton Teixeira concede uma entrevista com detalhes desse processo de três séculos. A escritora Angela Leite Xavier, o diretor do Museu da Inconfidência, Rui Mourão e Vicente de Paula Gomes, funcionário do Teatro Municipal de Ouro Preto complementam o quadro de entevistados.

Expedições documenta o Ciclo do Ouro na cidade mineira: o surgimento de uma leva de artistas primorosos, dos quais destaca-se Mestre Aleijadinho; o Barroco e o Rococó mineiro, além do conjunto arquitetônico e urbanístico colonial muito bem preservados; um pouco da vida de personagens marcantes como Tiradentes e Chico Rei; a beleza de algumas das dezenas de igrejas da antiga Vila Rica; o Museu da Inconfidência e a antiga Casa de Ópera.

 

 

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 01/11/2011 - 18:26 e atualizado em 23/11/2012 - 19:07

Últimas

O que vem por aí