Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TAMBOR DE CRIOULA

Em 2007, o Tambor de Crioula foi registrado pelo IPHAN o Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional como Patrimônio Cultural do Brasil. Este foi um marco importante, legitimação oficial para esta dança popular afro-maranhense, cultivada há séculos pelos escravos e seus descendentes naquele estado.

O Tambor de Crioula é uma dança de umbigada de origem africana, na qual os homens tocam e cantam e apenas as mulheres dançam. A festa é realizada à noite, numa roda, e às vezes dura até o amanhecer. Somente no Estado do Maranhão aparece com esse nome, e é freqüentemente confundida com o Tambor de Mina, uma religião afro-brasileira também original do estado.

O Maranhão é um dos estados mais miscigenados do país, tendo recebido intenso fluxo de escravos nos séculos XVII e XIX, para servir como mão de obra nas lavouras de arroz e algodão. Hoje, cerca de 70% de sua população se declara negra ou parda.

EXPEDIÇÕES mostra a força do Tambor de Crioula através de seus principais personagens, os coureiros e as coureiras, brincantes que organizam e participam da festa e conta com o depoimento do antropólogo Sergio Ferrett, um dos maiores especialistas no assunto.

Não perca essa belíssimo programa hoje, às 19h30, na TV BRASIL. EXPEDIÇÕES - TAMBOR DE CRIOULA será reapresentado sábado, dia 01 de outubro, às 16h.

Para assistir ao trailer desse documentário, clique aqui: http://youtu.be/41iVei0I1yA

Roda de Tambor de Crioula

Paula Saldanha e Grupo de Tambor de Crioula

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 27/09/2011 - 19:03 e atualizado em 27/09/2011 - 19:03

Últimas

O que vem por aí