Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tigre

A história do felino mais caçado do planeta

Extinções

No AR em 13/12/2012 - 00:00

Neste episódio da série Extinções, veja a história do tigre, animal-troféu de séculos de caça. Estima-se que, no início do século XX, 100 mil tigres viviam espalhados por um extenso território que englobava a Rússia, a Índia, a China e todo o sudeste da Ásia e da Indonésia. Hoje, existem cerca de 3 mil sobreviventes em áreas isoladas de 14 países asiáticos. Das nove subespécies de tigre, quatro já estão oficialmente extintas.

Não há alteração climática, desequilíbrio genético ou epidemia que explique esse quadro dramático. Por conta do fascínio que sempre exerceu sobre os homens, pela sua força e beleza, o tigre atraiu, ao longo dos séculos, gerações de caçadores.

Em imagens preciosas de arquivo, a série relembra que a caça ao tigre já foi, um dia, esporte fino de aristocratas ocidentais, entre eles, a Rainha Elizabeth. O felino também teve adversários ideológicos como Mao Tse Tung. O líder da Revolução Chinesa o considerava "inimigo do povo" por contrariar seus planos para agricultura e urbanização.

Os tempos mudaram, mentalidades também. Hoje, o tigre desfruta oficialmente de "imunidade" em reservas e parques nacionais. Porém, uma ameaça mais antiga do que a caça esportiva põe em risco sua sobrevivência.

Há milhares de anos os asiáticos cultivam a crença de que, para gozar de boa saúde e enfrentar os desafios da vida, precisam absorver a força e a coragem do tigre. A tradicional medicina chinesa acredita que em várias partes do corpo do felino se encontra a cura para muitas doenças.

Essas superstições, que nem o budismo, o taoismo ou o confucionismo conseguiram derrotar, alimentam um vasto mercado paralelo: o mercado negro dos traficantes de órgãos.

A série, uma coprodução da Grifa e Gullane (Brasil), Frederic Lepage Concepts (França), Oak 3 Films (Cingapura) e Greenspace (Canadá), alcançou a maior audiência (quantitativa e qualitativa) da TV Francesa em 2010 e já foi exibida em mais de 50 países. Luana Piovani divide a narração dos seis episódios da versão brasileira com o ator Eduardo Moscovis.

Ao todo, são seis documentários sobre a vida de seis grandes animais que enfrentam seu pior inimigo: a extinção. Com imagens registradas em 17 países, a série retrata o drama de cada espécie diante da ameaça de destruição do seu ecossistema pelas mãos dos homens. O público acompanha cenas exclusivas e comoventes da luta pela sobrevivência do tigre, guepardo, orangotango, elefante asiático, urso polar e da onça pintada.




Narração: Luana Piovani e Eduardo Moscovis
Direção: Mauricio Dias
Coprodução: Grifa e Gullane
Parceiros: TV Brasil e Tetra Pak

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 04/12/2012 - 14:26 e atualizado em 04/12/2012 - 15:40

Últimas

O que vem por aí