Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fernanda Abreu e Rogê cantam o Rio no Samba na Gamboa

Artistas falam sobre músicas características da Cidade Maravilhosa

O programa Samba na Gamboa recebe dois cariocas da gema na edição desta terça (24) em homenagem ao Rio de Janeiro: Fernanda Abreu e Rogê. Os artistas batem-papo e cantam um vasto repertório com anfitrião Diogo Nogueira às 22h na TV Brasil.

Com alegria e descontração, o trio celebra a Cidade Maravilhosa em uma entrevista embalada por clássicos como "Rio 40 graus", "Garota sangue bom", "Veneno da lata", "Alma boêmia", "Porta voz da alegria" e "É hoje".

Cantora e compositora de música pop, Fernanda Abreu faz todo o Rio dançar há mais de 30 anos. Poucas músicas retratam tão bem a cidade quanto “Rio 40º”. A artista explica como ela, Fausto Fawcett e Laufer conseguiram esse 'raio-x' tão preciso no início da década de 1990. Ela conta de onde surgiu a ideia, fala sobre a inspiração e detalha esse processo criativo.

Com seu vigor tão próprio, Fernanda Abreu destaca que a letra elogia, mas também critica as contradições do município. "O Rio é um mosaico do país", opina. Para os convidados, a cidade vai do samba ao rock, passando pelo funk, bossa nova, reggae, forró e mil outros gêneros.

Eles destacam essa democracia musical que é uma das marcas da Cidade Maravilhosa. "Gosto de circular na cidade e não consigo aceitar guetos. Minha relação com o Rio é lírica, quase ingênua. É o meu tijolinho nessa construção", defende Fernanda.

O cantor Rogê também comenta sua história com o samba e com o Rio de Janeiro. "Por ser carioca, o samba sempre esteve muito próximo, mas era como um 'tio'. Estava aqui do lado, mas não sentia tão próximo. Não havia me aprofundado". No começo dos anos 2000, Rogê conheceu Arlindo Cruz. O artista vê esse encontro como um momento de virada na sua carreira.

"Existe toda uma indumentária particular para tocar o ritmo. Foi a partir do Arlindo Cruz que eu comecei a me aprofundar nisso, e logo eu estava apaixonado pelo gênero. Eu mergulhei no samba, e depois de mergulhar, não tem mais como voltar", brinca.

Serviço:
Samba na Gamboa – terça-feira (24), às 22h, na TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 23/10/2017 - 15:45 e atualizado em 23/10/2017 - 15:45

Últimas

O que vem por aí