Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fernanda Abreu solta a voz no Segue o Som

Artista canta sucessos e destaca marcos de sua trajetória musical

O programa Segue o Som celebra a carreira da cantora e compositora Fernanda Abreu neste sábado (28), às 15h, na TV Brasil. A artista bate um papo com o apresentador Maurício Pacheco sobre os mais de 35 anos de estrada e canta hits de sua trajetória como "Veneno da Lata", "Você pra mim" e "Tambor".

Revelada como uma das backing vocals da Blitz, ainda nos anos 1980, a convidada recorda marcos de sua carreira e destaca particularidades de seu processo criativo. Conhecida como a 'carioca suingue sangue bom', Fernanda Abreu conta que por trás de tanta 'carioquice' há um rico caldeirão de misturas sonoras que moldaram sua musicalidade.

A cantora comenta a realização de "Da Lata", seu terceiro disco em estúdio. "Esse CD foi o primeiro que lancei fora do Brasil. O Will Mowat produziu com o Liminha. Foi bem importante na minha trajetória e a música 'Veneno da Lata' era o carro chefe", lembra sobre o álbum lançado em 1995 na cadência do samba-funk e considerado pela crítica especializada o mais impactante da obra da artista.

A conversa aborda ainda a participação de Fernanda Abreu no visual de seus trabalhos, os desafios impostos pelas mudanças da indústria fonográfica e as vivências pessoais que impactaram a concepção de seu disco, como a morte da mãe e a separação de seu ex-marido e parceiro de trabalho, Luiz Stein.

Fernanda Abreu destaca a importância dos músicos da banda na vibe dos shows no palco. "Sempre gostei muito de ter músicos artistas em carreira solo para estar ali 'performando'. Não sou daquelas que gostam deles no escuro. Gosto que todos apareçam muito e mostrem sua personalidade. Para o público, isso é muito bom", afirma.

Sobre as escolhas na carreira, ela é categórica em defender a ousadia. "No fundo, tudo é tentativa e erro. Você não tem certeza de nada. Você tem que ter coragem e uma certa percepção das coisas. Você precisa apostar. Às vezes você erra, mas em outras acerta. Não tem para onde fugir. Se você ficar sempre acanhado, você não sai do lugar. Se pensar muito alto, o tombo é gigante. O segredo é tentar avaliar onde você está"

Em 2016, após uma década sem gravar, ela apresentou o álbum "Amor geral", desenvolvido ao longo de dois anos. "Eu não fico naquele lance de pesquisa para saber quem é meu público. Fiquei dez anos sem lançar um disco. Tenho um público que me acompanha, vai aos shows e já conhece meu som, mas tem um público novo também", reflete.

Sobre o Segue o Som

Sob comando dos músicos e pesquisadores Maurício Pacheco e Mariano Marovatto, o programa Segue o Som vai ao ar pela TV Brasil aos sábados, às 15h. A atração também é exibida aos domingos, às 14h, e na madrugada de sexta para sábado, à 0h45.

Produzida pela Giros, a quarta temporada reúne astros da cena musical como Fernanda Abreu, Ivan Lins, Dona Onete, Fernanda Takai e Biquini Cavadão, além de talentos da nova geração como o gaúcho Filipe Catto e os cariocas Filipe Ret e Monique Kessous.

O programa trabalha com uma linguagem hipertextual: mescla entrevistas, performances musicais e informações complementares sobrem os temas debatidos, além de abordar as tendências do universo da indústria fonográfica. Com um bate-papo intimista, a dupla de apresentadores investiga as relações entre os diferentes movimentos e gêneros musicais na perspectiva da cena artístical global.

Serviço
Segue o Som – Fernanda Abreu – sábado (28), às 15h, na TV Brasil
Segue o Som – Fernanda Abreu – domingo (29), às 14h, na TV Brasil
Segue o Som – Fernanda Abreu – sexta-feira (4) para sábado (5), à 0h45, na TV Brasil

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6818

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/04/2018 - 15:30 e atualizado em 26/04/2018 - 15:30

Últimas

O que vem por aí