Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fortaleza de Santa Cruz da Barra (Rio de Janeiro - RJ)

Conheça a importância histórica deste forte para o país

Fortes do Brasil

No AR em 26/09/2019 - 22:30

A Fortaleza de Santa Cruz da Barra, no município de Niterói, foi durante os períodos de colônia e do Brasil império, a principal estrutura defensiva da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Hoje, é um dos principais cartões postais da cidade.

A edificação surgiu em 1555, na época da invasão francesa. Com uma área construída de 7.153 m², passou por uma série de reformas até os dias de hoje. Abriga a Capela de Santa Bárbara, de 1612, com uma imagem da santa, de 1,73 m de altura, ornamentada com predras semipreciosas, e o Salão de Pedra, com teto de granito e argamassa de cal e mariscos triturados. A fotaleza tem também um acervo com 45 canhões dos séculos 18 e 19. 

Santa Cruz esteve ativa em momentos importantes da história, impedindo invasões estrangeiras, garantindo a exportação de ouro vindo de Minas Gerais e funcionando como prisão. Presos políticos importantes, como José Bonifácio, Bento Gonçalves e Euclides da Cunha, passaram por seus porões.

Fortaleza de Santa Cruz da Barra localiza-se no município de Niterói-RJ
Fortaleza de Santa Cruz da Barra localiza-se no município de Niterói-RJ - Reprodução/TV Brasil

Criado em 04/09/2019 - 15:50

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí