Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O papel feito com grama

Seria a grama uma saída para a fabricação de papel?

Futurando

No AR em 28/06/2017 - 22:00

O Futurando desta semana apresenta uma tecnologia que aponta uma alternativa à forma como a indústria fabrica papel. A proposta é, em vez de ter que derrubar árvores, usar grama como matéria-prima. A reciclagem, apesar de parecer uma opção viável, tem sim suas vantagens. Mas as restrições são muitas, por isso o papel de grama pode ser uma solução.

No caso do plástico, o programa mostra que a reciclagem ainda é sim uma das saídas mais poderosas para evitar a poluição do meio ambiente. Na Ilha do Príncipe, iniciativas impedem que esse tipo de lixo vá parar no mar. O local é uma Reserva Mundial da Biosfera, ou seja, uma área sob a tutela de um estatuto da UNESCO para proteger territórios com grande diversidade biológica.

Grama pode ser alternativa na fabricação de papel
Grama pode ser alternativa na fabricação de papel - divulgação/DW
Etiqueta para pedras preciosas

Na Suíça pesquisadores descobriram uma forma de "etiquetar” pedras preciosas com DNA artificial para saber a origem exata de cada uma delas e as condições em que foram extraídas. Todo o processo é considerado seguro e representa uma chance de tornar o mercado mais transparente, como você vai ver nessa edição.

Quem nunca ouviu que é melhor prevenir que remediar? Os homens costumam não levar essa conversa muito a sério. Vão ao médico só mesmo quando o corpo dá algum sinal claro. Quando a ameaça é o câncer de próstata, eles são incentivados a fazer exames, só que nem todos os testes são benéficos. Esta edição do Futurando explica o porquê.

Vamos ainda contar a história de dois cientistas de países com um histórico de conflitos: Líbano e Israel. Uma bióloga e um geneticista molecular que, juntos, longe das fronteiras políticas, fundaram uma empresa para desenvolver medicamentos de combate ao câncer.

Ultimas

O que vem por aí