Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Futurando debate o transtorno de ansiedade

Como lidar com o segundo distúrbio psíquico mais frequente no mundo?

Futurando

No AR em 12/07/2017 - 22:00

O Brasil tem a maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. Mas como se sente alguém que sofre com isso? Nesta edição, o Futurando aborda o assunto, entre outros.

"Só pessoas fracas têm transtorno de ansiedade. Em geral, quem tem algum transtorno psíquico é considerado fraco. E, com isso, é difícil se abrir," conta Franziska Seyboldt, paciente em tratamento. Depois da depressão, o transtorno de ansiedade é o distúrbio psíquico mais frequente no mundo. Segundo estimativas, mais de 300 milhões de pessoas convivem com a doença. Além disso, 60% dos casos começam antes dos 21 anos. Esta edição apresenta o caso de perto, em uma conversa com Franziska e mostra como ela conseguiu enfrentar o problema.

Transtorno de ansiedade é tema do Futurando
Transtorno de ansiedade é tema do Futurando - Reprodução/DW

Vamos conhecer também o tratamento de fobias por meio da realidade virtual. A terapia de exposição é usada faz tempo para o tratamento de fobias, mas agora ela ganhou um aliado tecnológico. Com a realidade virtual, o paciente entra em contato com o seu medo, por exemplo de aranha, mas se sentindo seguro.  Reportagem explica como a técnica funciona em detalhes.

E você sabe desde quando o ser humano existe? A história da evolução humana fica cada vez mais detalhada com as descobertas arqueológicas. Nossa equipe reuniu as principais descobertas sobre o assunto.

Brexit
Esta semana, o Futurando revela alguns dos impactos do BREXIT para os cientistas na Inglaterra. Alguns projetos estão com dificuldades de encontrar parceiros, como é o caso da Universidade de Coventry. Fomos até lá para saber como estes pesquisadores estão lidando com as mudanças.

E viajamos ainda mais longe, até a Tânzania, na África, para mostrar projetos de proteção de animais silvestres. No Parque Nacional de Serengeti, no norte da Tânzania, acontece a maior migração de animais do mundo. Milhões de gnus, zebras e antílopes passam por lá. Mas a região está em perigo por causa do desequilíbrio causado pela caça excessiva e criação de gado. Entretanto, o trabalho de esclarecimento junto à comunidade e o apoio para o surgimento de outras fontes de renda podem diminuir o problema. Confira o trabalho bem sucedido dos ambientalistas desta região.

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 10/07/2017 - 15:10

Últimas

O que vem por aí