Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tremores em supervulcão na Itália deixam cientistas em alerta

Região onde estão localizados os Campos Flégreos é uma "bomba-relógio"

Futurando

No AR em 18/10/2017 - 22:00

Os moradores próximos aos chamados Campos Flégreos, na Itália, convivem com a possibilidade de que uma caldeira vulcânica gigante entre numa fase crítica, mas ainda não se sabe exatamente quando. A última vez que isso aconteceu foi há 500 anos. De uns tempos para cá tremores de terra têm sido detectados com frequência e o solo se ergueu em alguns lugares. A reportagem do Futurando visitou o local e os moradores não parecem preocupados. 

Observações científicas apontaram o risco de erupção do vulcão Solfatara, nos Campos Flégreos, na Itália. Foi identificado um aumento nos níveis de monóxido de carbono liberado pelas fumarolas, as gretas no chão de onde sai o vapor armazenado no interior da montanha. Isso indica que o magma está ativo. O Futurando explica o que está acontecendo na região. 

Tremores em supervulcão na Itália deixam cientistas em alerta
Tremores em supervulcão na Itália deixam cientistas em alerta - Reprodução/DW

Vamos falar ainda sobre novas possibilidades de aplicação do fio da seda, a delicada e cara matéria-prima da indústria têxtil. Um grupo de pesquisadores nos Estados Unidos quer usar a substância fabricada pelo bicho-da-seda na medicina e até na mocrioeletrônica.

Também no mundo animal, o programa apresenta uma reportagem sobre os danos causados por aditivos agrícolas às populações de borboletas e outros insetos. Muitos estão morrendo pelo uso excessivo, principalmente, de pesticidas nas monoculturas. Algumas espécies já até desapareceram.

O Futurando acompanhou um espetáculo no céu noturno de Colônia, na Alemanha: um show de vagalumes, bichos que têm luz própria. As imagens e curiosidades sobre esse inseto você vê nesta edição. Não perca!

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 17/10/2017 - 11:40

Últimas

O que vem por aí