Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O que mantém de pé as construções da Roma antiga?

A ciência de hoje quer copiar o segredo!

Futurando

No AR em 01/05/2018 - 21:45

Esta edição do Futurando traz uma reportagem especial sobre o que mantém de pé construções com 2 mil anos de idade em Roma, na Itália. Acompanhamos profissionais responsáveis por pesquisar o concreto desenvolvido pelos romanos na antiguidade. O objetivo é usar esse conhecimento nos dias de hoje.

O que mantém de pé as construções da Roma antiga?
O que mantém de pé as construções da Roma antiga? - Divulgação/DW Brasil

Vamos contar também os detalhes da história de uma múmia encontrada há mais de 40 anos na Suíça. Com a ajuda de especialistas amadores, a ciência já tem hoje mais informações sobre o passado dela e inclusive já foi possível encontrar uma parente viva.

Continuando nessa viagem ao passado, o Futurando explica por que os dinossauros eram animais gigantes. Entre as muitas possibilidades está o fato de que a energia não dedicada, por exemplo, ao cuidado com as crias, acabava sendo investida no crescimento, na alimentação.

O programa discute também agricultura. Para não perderem a produção para um fungo chamado Sigatoka Negra, considerado o mais nocivo às bananas, os donos de lavouras no Equador optam pela pulverização regular de defensivos agrícolas. O problema é quando a quantidade é excessiva e acaba até prejudicando a saúde de quem trabalha com a terra. Uma alternativa tem sido as plantações orgânicas, que contam com formas naturais de combate à praga.

Para encerrar, o Futurando mostra uma descoberta surpreendente da ciência: um tipo de planta com uma mãe e dois pais. Trata-se de uma espécie rara, revelada num estudo da Universidade de Bremen e que pode oferecer um caminho para a indústria agrícola do futuro. Seria possível, por exemplo, fazer diferentes cruzamentos para criar plantas mais resistentes.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 30/04/2018 - 12:15

Últimas

O que vem por aí