Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Expedição identifica corais sobre petróleo na costa do Amapá

Corais da Amazônia são destaque no Futurando

Futurando

No AR em 08/05/2018 - 21:45

Nesta edição do Futurando você embarca com a gente no navio Esperanza, do Greenpeace, para acompanhar uma missão científica. Viajamos pela costa do Amapá, onde o rio Amazonas encontra o Atlântico para pesquisar corais. Eles foram localizados em uma área que pode, a qualquer momento, ser liberada para a exploração de petróleo.

Corais da Amazônia são destaque no Futurando
Corais da Amazônia são destaque no Futurando - Divulgação/DW Brasil

Os corais, aliás, são típicos de águas mais rasas e quentes O problema é que, quando a temperatura aumenta muito, ocorre o chamado branqueamento e eles morrem. Isso gera um impacto ambiental de grandes proporções porque os corais abrigam outros tipos de vida aquática importantes para o ecossistema. Para tentar salvar algumas espécies, cientistas da África do Sul cogitam congelar gametas.

Ainda na África do Sul, a Cidade do Cabo, a segunda maior do país, vem sofrendo há meses com uma seca terrível. Um projeto que você vai conhecer no programa tenta amenizar a situação. A ideia principal é limpar os terrenos dos aquíferos, que poderiam fornecer água se não estivessem tomados de plantas invasoras.

O Futurando ainda discute esta semana saúde. Você com certeza já ouviu falar sobre o efeito placebo, aquele que o remédio, na verdade, não é o responsável direto por qualquer efeito sobre o organismo senão o psicológico. A ciência comprovou que, de fato, dá certo!

O contrário também acontece. Existe o chamado nocebo, que é quando a pessoa só de ler uma bula já começa a sentir os efeitos colaterais. Nem chega a tomar o remédio.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 07/05/2018 - 17:15

Últimas

O que vem por aí