Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Como banir testes com animais na indústria farmacêutica?

Futurando apresenta método desenvolvido na Universidade de Constança

Futurando

No AR em 28/08/2018 - 21:45

O Futurando desta semana mostra como o uso de animais para testes na indústria farmacêutica poderia ser banido. Conheça em detalhes um método alternativo criado por pesquisadores da Universidade de Constança, na Alemanha. Segundo os pesquisadores, além de evitar o sofrimento dos bichos, esse novo método é mais eficiente. 

Seguindo essa tendência, a indústria de alimentos também está criando formas de evitar o sofrimento animal. O hambúrguer criado em laboratório já existe, mas os custos de produção ainda são altos. Cientistas holandeses e americanos querem mudar isso. Além de tornar a carne sintetizada mais barata, eles querem aperfeiçoar o seu sabor. Veja mais sobre o tema nesta edição.

O programa traz ainda uma reportagem sobre o RoBird, uma ave de rapina robô. Um exemplo bem sucedido da biomimética - ciência que imita a natureza. No caso do RoBird, a máquina deve ajudar a espantar pássaros de lugares indesejados, como pistas de voo, por exemplo.

Nossa equipe foi até o Japão para registrar como robôs são usados para entreter pessoas em asilos. A ideia é que eles também ajudem os idosos a se exercitarem. Desde 2013, o governo testa como essas máquinas podem contribuir nesses locais, melhorando inclusive o estado emocional dos moradores.

E na Espanha, os robôs ganham outra atividade, no mercado sexual. Na Europa já existe até um bordel de bonecas-robôs. O cientista espanhol Sergi Santos quer que esses robôs demonstrem sentimentos. Para especialistas, robôs desse tipo podem reforçar estereótipos de gênero e a objetificação da mulher. Um tema controverso que você confere no Futurando.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 27/08/2018 - 12:05

Últimas

O que vem por aí