Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Futurando mostra o poder de cura da natureza

Proteína da teia de aranha pode reparar danos no coração

Futurando

No AR em 06/11/2018 - 21:45

Um ataque cardíaco pode ser tão imprevisível quanto fatal. No caso de o paciente sobreviver, ainda assim o coração não volta a ter a mesma capacidade de antes. Alguns tecidos não se recuperam. No Futurando desta semana você vai ver que a proteína da teia de aranha pode servir para reparar o órgão. Mas a ciência tem desafios pela frente para garantir a eficácia da técnica.

Vamos falar também do poder de cura das plantas, que havia caído no esquecimento de vários médicos e pesquisadores. A notícia é que estamos voltando às origens. O potencial das ervas medicinais está sendo reconhecido outra vez e especialistas têm retomado o uso delas, inclusive no tratamento de pacientes com doenças graves.

Retorna ao Futurando o tema geoengenharia. Para quem não sabe, é o nome da área da ciência que estuda formas de intervir nos processos químicos e físicos da Terra. Por exemplo, para combater o aquecimento global. Já existem tecnologias capazes de ajudar no resfriamento do planeta. O problema é que isso teria consequências ainda impossíveis de se prever.

Outra reportagem aborda produção agrícola em harmonia com o meio ambiente. Cientistas estão estimulando o cultivo de plantas que atraem insetos nos arredores de plantações para evitar o uso de fertilizantes artificiais. Uma forma de tornar a agricultura mais sustentável, já que alguns bichos minúsculos se alimentam de pragas. Outros métodos, como rodízio de cultura, tentam garantir produção, mas sem desgastar a terra.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 05/11/2018 - 15:35

Últimas

O que vem por aí