Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

De caiaque, voluntários limpam rios da Alemanha

Milhares de litros de lixo escondidos em 7 mil quilômetros de rios

Futurando

No AR em 22/10/2019 - 23:00

Esta edição do Futurando mostra o trabalho de um designer fotográfico que há sete anos está recolhendo lixo nas águas do rio Reno, na Alemanha.

No começo, os passeios de Stephan Horch eram só recreativos. Mas ele percebeu com rapidez a quantidade imensa de resíduos boiando e passou a registrar o que retirava das águas. As fotos acabaram mobilizando voluntários, que, agora, se juntam a Stephan para fazer verdadeiras faxinas aquáticas.

E uma ideia que surgiu na Dinamarca vai além. Empresas parceiras da iniciativa Green Kayak disponibilizam caiaques para que os remadores ajudem a recolher lixo na superfície das águas. Em troca, os participantes podem passear de graça.

Apesar de ser importante que rios estejam limpos, no caso do Reno, a água dele não vai diretamente para o consumo. Antes, ela passa por um tratamento para retirar impurezas liberadas pelas indústrias. E essencial também, em tempos de mudanças climáticas, é garantir os níveis de reservatórios de águas subterrâneas. Você vai entender por que essas águas são fundamentais e como elas beneficiam agricultores.

Conversamos sobre esse assunto com Carlos Motta, especialista em recursos hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), que explicou como é o abastecimento e reaproveitamento de águas no Brasil. Você confere a entrevista completa no programa desta semana.

Vamos exibir ainda a penúltima reportagem da nossa série sobre os 250 anos de nascimento de Alexander von Humboldt, o naturalista e explorador alemão que percorreu durante anos a América Latina. Mais de dois séculos atrás, Humbolt explorou 2.500 quilômetros da bacia do rio Orinoco, que hoje corta Venezuela e Colômbia. Um ecossistema rico em espécies, que está ameaçado pela pesca desenfreada e pelas mudanças climáticas.

Criado em 21/10/2019 - 15:35

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí