Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Segurança alimentar para além da pandemia

O papel fundamental dos insetos na horta

Futurando

No AR em 23/05/2020 - 08:00

Você sabe qual a importância dos insetos no cultivo de plantas alimentícias? Muitas frutas e legumes ricos em nutrientes só se reproduzem graças à ajuda dos polinizadores.

As abelhas são as mais conhecidas por esse trabalho, mas muitos outros insetos são imprescindíveis. O problema é que a monocultura e o uso de agrotóxicos e fertilizantes prejudicam esses animais.

Além das abelhas, besouros, borboletas, formigas e moscas são insetos polinizadores
Além das abelhas, besouros, borboletas, formigas e moscas são insetos polinizadores - divulgação/DW

No Marrocos, insetos ajudam a elevar o rendimento de colheitas, proporcionando mais lucros e reduzindo o uso de produtos químicos no campo. Além do cultivo principal, outras plantas são adicionadas para atrair insetos polinizadores. Trata-se de um método simples chamado FAP, sigla em inglês para Agricultura com Polinizadores Alternativos.

Ainda neste episódio do Futurando, conheça o Polarstern, um navio de pesquisa preso no meio de geleiras do Ártico. Os cientistas a bordo se aventuram para reunir dados sobre a região, uma das mais afetadas pelas mudanças climáticas. Com equipamentos e estações de medição, eles monitoram 100 parâmetros continuamente para ajudar a prever o futuro do local.

E saiba por que Plutão não é mais considerado um planeta. Conheça os critérios definidos pela União Astronômica Internacional que fizeram com que Plutão fosse rebaixado para a categoria de planeta anão em 2006. A decisão é polêmica e divide opiniões.

Insetos são responsáveis pela polinização de 75% das plantas alimentícias, mas estão ameaçados por agrotóxicos
Insetos são responsáveis pela polinização de 75% das plantas alimentícias, mas estão ameaçados por agrotóxicos - Divulgação/DW

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 20/05/2020 - 16:15

Últimas

O que vem por aí