Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Novidades no combate às doenças transmitidas por insetos

Futurando

No AR em 12/07/2015 - 19:30

Doenças transmitidas por mosquitos infectam um bilhão de pessoas no mundo

O Futurando deste sábado vai abordar  a Síndrome Respiratória do Oriente Médio, mais conhecida como MERS. A Coreia do Sul está preocupada com a doença. Lá o medo de contaminação é grande. A Organização Mundial da Saúde e pesquisadores trabalham em conjunto para conter o avanço desse vírus letal.


O programa também traz boas notícias sobre o combate à malária. A doença infecciosa mata cerca de um milhão de pessoas por ano, muitas delas são crianças. O Instituto de Medicina Tropical do Hospital Universitário de Tübingen, na Alemanha, desenvolveu uma vacina que já está sendo testada em pacientes.


As doenças transmitidas por mosquitos, como a malária, infectam cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo. Cientistas das universidades de Bonn e de Leipizig, na Alemanha, estão desenvolvendo um inseticida especial que age no exoesqueleto dos insetos. A equipe do Futurando foi conhecer a pesquisa.


Você já deve ter ouvido falar sobre casas construídas com barro. O material é usado há décadas na construção, mas acabou saindo de moda. Pesquisadores alemães criaram técnicas para que o barro volte a ser usado em construções urbanas. Nesta edição você conhece o charme especial que as novas técnicas podem trazer para a construção civil.


Neste programa você vê também um detector de incêndio para florestas. O pequeno aparelho pode ajudar a salvar o meio ambiente de queimadas e evitar prejuízos.


E se você tem medo de se apresentar em público, não deixe de ver essa edição. A equipe do Futurando foi conhecer uma pesquisa desenvolvida em Zurique. Cientistas mediram batimentos cardíacos e frequência respiratória de alguns artistas. A intenção é comparar os sinais corporais entre pessoas com medo de palco e as que não têm. O resultado é impressionante.




Criado em 09/07/2015 - 16:06 e atualizado em 09/07/2015 - 16:06

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí