Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pelos olhos dos gatos

Futurando

No AR em 29/11/2015 - 17:33

 

Um guia turístico online mostra a cidade de Onomichi sob uma perpectiva diferente. Gatos munidos com câmeras filmam a região e essas imagens são usadas para criar um mapa interativo. O usuário do site pode seguir os bichanos quando eles se encontram com amigos ou procuram por um esconderijo. A página já tem mais de 300 mil usuários.


O Futurando dessa semana também mostra outro animal interessante: o lagarto espinhoso do Texas. Sua pele é capaz de retirar água do ambiente para transportá-la até sua boca. Cientistas alemães resolveram copiar as estruturas microscópicas das escamas desse réptil em superfícies metálicas e acrílicas. Assim, fluidos podem ser distribuídos sob esses materiais de forma passiva e sem gastar energia, tudo por meio da capilaridade. Essa tecnologia poderá ser usada, no futuro, na lubrificação de motores.


Nessa edição você também vai conhecer ainda um parente perigoso da mosca da banana. Apesar de pequena, a drosófila Suzukii está causando grandes danos em plantações. Originária de países asiáticos, ela foi vista pela primeira vez em 2011, na Alemanha. Hoje é uma das pragas mais temidas no país. Em 2014, prejudicou produção de cerejas, framboesas e amoras. Cientistas tentam combatê-las usando tecnologia transgênica. Os detalhes dessa técnica, você confere em nossa reportagem.

 




Criado em 25/11/2015 - 15:49 e atualizado em 25/11/2015 - 15:52

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí