Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Forças da Natureza

Neste epísódio conheça a ilha de Fernandina

Galápagos

No AR em 10/10/2019 - 22:30

As forças geológicas em ação em Galapágos são complexas e imprevisíveis; o mesmo acontece com as muitas correntes oceânicas que se unem aqui.

Entre as 13 ilhas e mais de cem afloramentos rochosos e ilhotas, nenhum lugar é mais implacável e mais imprevisível do que a ilha de Fernandina, coroada pelo mais ativo de todos os vulcões. No entanto, as iguanas terrestres são forçadas a suba mais de 1.000 metros até o cume e encontre os únicos remendos de areia macia e quente para pôr seus ovos.

As ilhas em constante mudança, com erupções ocorrendo a cada poucos anos, tornam difícil encontrar um ponto de apoio.

Mas manguezais são pioneiros inventivos, suas sementes tolerantes ao sal se depositam em um terreno de lava implacável para criar labirintos densos de vegetação que são viveiros cruciais para peixes, oferecendo sombra preciosa do sol equatorial. Mesmo nos mais expostos linhas costeiras, focas encontram abrigo diurno em grutas de lava, formadas por fluxos vulcânicos de lava.

A ilha mais remota, Roca Redonda, tem pouco mais de 300 metros de altura, mas ainda constitui uma plataforma importante para aves marinhas de nidificação. Como todas as outras ilhas, a exploração submarina revela que é apenas o cume de uma enorme vulcão submarino.

Criado em 08/10/2019 - 15:05

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí