Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Grandes Musicais resgata último show de João Nogueira

Apresentação reúne os clássicos Espelho, Súplica e Poder da Criação

A TV Brasil exibe o último show gravado na íntegra pelo saudoso cantor e compositor João Nogueira há 20 anos no episódio da série Grandes Musicais desta sexta (19), às 22h.

O espetáculo "Clássicos do Samba" foi registrado pela TVE do Rio de Janeiro em 1999 no Teatro Municipal de Niterói. A produção recupera performances históricas a partir do material preservado no acervo da emissora pública.

A elegância de João Nogueira é lembrada na última apresentação antes da morte do bamba no ano de 2000. Durante o show, o músico canta sucessos como "Espelho", "Súplica", "Poder da Criação", "Forças da Natureza", "Nó na Madeira" e "Além do Espelho". O sambista emociona o público com uma presença de palco marcante.

O especial combina as canções interpretadas por João Nogueira com depoimentos do próprio homenageado. O querido cantor fala sobre si, critica a falta de apoio ao artista brasileiro, explica o que considera um bom samba e destaca a internacionalização do gênero. Ele ainda elenca os principais parceiros musicais e analisa o significado do palco em sua vida.

Partida precoce em 2000

João Nogueira saiu de cena na madrugada do dia 5 de junho de 2000. O sambista morreu aos 58 anos, vítima de um infarto fulminante, em sua residência, no Rio de Janeiro. O músico tinha um histórico de problemas circulatórios que provocaram uma isquemia cerebral dois anos antes.

O artista ficou hospitalizado em estado grave por um período, mas conseguiu se recuperar. Já no próprio ano de 2000, João sofreu duas novas isquemias de menor gravidade. Apesar do susto, sob supervisão médica, o bamba acreditava na plena recuperação e inclusive ensaiava para novos shows.

Sobre a série Grandes Musicais

Exibida como produção especial na faixa Verão Show em janeiro, a série Grandes Musicais agora integra a programação de linha da TV Brasil. Ao todo, a emissora pública apresenta 13 show históricos preservados no acervo com imagens raras de grandes ícones da música nacional.

A produção resgata performances com personalidades da música popular brasileira como Emílio Santiago, Neguinho da Beija Flor, Leny Andrade, Elza Soares, João Nogueira, Sandra de Sá, Moraes Moreira e o grupo Fundo de Quintal.

Com uma hora de duração, as performances foram gravadas pela TVE do Rio de Janeiro nos anos 1980 e 1990. Os espetáculos estão conservados no acervo da emissora pública. A série Grandes Musicais combina sucessos do repertório de astros com depoimentos dos próprios artistas.

No ar pela TV Brasil às sextas, às 22h, a produção também tem horário alternativo aos sábados, às 18h30. As apresentações históricas ficam disponíveis na íntegra no site http://tvbrasil.ebc.com.br/grandesmusicais. Os shows também estão no aplicativo EBC Play, disponível nas versões Android e iOS, bem como no site http://play.ebc.com.br.

Serviço
Grandes Musicais – sexta-feira, dia 19/7, às 22h, na TV Brasil
Grandes Musicais – sábado, dia 20/7, às 18h30, na TV Brasil

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Criado em 18/07/2019 - 15:15 e atualizado em 18/07/2019 - 15:15

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí