Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Harpista Eve Matin é a atração do Partituras deste sábado

A peruana se apresentou no XIII RioHarpFestival

O Partituras que a TV Brasil exibe no próximo domingo, às 12h30, traz uma apresentação da harpista peruana Eve Matin no XIII RioHarpFestival, evento que tem a harpa como atração principal e que ocorreu entre 15 de maio e 3 de junho em diferentes locais do Rio de Janeiro. Jovem talento, a peruana apresenta repertório experimental e de compositores conterrâneos.

"Para a harpa clássica os compositores não escreveram tanto. Nem no mundo, muito menos no Peru”, explica Eve. “Então, quando viajo a outros países para recitais e concertos, vejo a necessidade de levar a música peruana. O que faço é pegar músicas de diferentes lugares do Peru, de diferentes épocas, peças regionais, e trazê-las para a harpa clássica."

Entre as peças que a harpista – que também canta em alguns momentos – apresenta, estão "Persian Prayer" (Bahá Ullá), Theme and Variations (G.F. Handel), "Fantaise dor Solo Harp Op. 95 (Camille Saint-Saens), "Magamath" (Ami Maayani) e músicas tradicionais peruanas, com arranjo da própria instrumentista.

Primeira harpista profissional do sexo feminino na história do Peru, Eve Matin começou seus estudos no instrumento aos 11 anos de idade. Na mesma época, teve contato com aulas flamenco, dança típica espanhola, na qual também se profissionalizou. Matin é apontada pela crítica como uma artista única em seu país e no meio internacional.

Considerado o maior festival de harpas do mundo, o RioHarpFestival – parte do projeto Música no Museu –, reuniu 32 harpistas de 16 países em mais de 100 concertos. Em sua 21ª edição, o evento passou por palcos como Forte de Copacabana, Ilha Fiscal e AquaRio. Além de Eve Matin, o festival recebeu o Argentino Athy, o mexicano Baltazar Juarez, a brasileira Vanja Ferreira e muitos outros músicos.

Todo domingo, às 12h30, pela TV Brasil, o programa Partituras traz apresentações inéditas e entrevistas com artistas da música instrumental e de concerto.

Serviço:
Partituras – harpista Eve Matin. Inédito.
Domingo, 14 de outubro, às 12h30, na TV Brasil.

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.

Criado em 11/10/2018 - 18:00 e atualizado em 11/10/2018 - 18:00

Ultimas

O que vem por aí