Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O Sonho de Juscelino - episódio 10

Brasília, 1958

Histórias do Brasil

No AR em 16/11/2012 - 21:30

O Sonho de Juscelino, Brasília, 1958

A primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek em Brasília é um prédio simples, sem conforto, feito de madeira. Projetado por Oscar Niemeyer e construído em 10 dias, seu nome é uma referência ao Palácio do Catete, residência do presidente no Rio de Janeiro. Brasília já está praticamente pronta e essa será a última noite em que o presidente dormirá no Catetinho.

Sebastião, velho mordomo que acompanha Kubitschek desde o Rio de Janeiro, e Nascimento, jovem mordomo que assumirá o cargo na nova capital, trabalham juntos para deixar tudo arrumado. Mas as diferenças entre os dois mordomos são muitas. Sebastião acha que a capital jamais deveria ter saído do Rio de Janeiro. Nascimento não vê a hora de Brasília estar ocupada e funcionando a pleno vapor.

A arquitetura de Brasília também é motivo de discordância entre os dois. Nascimento é um entusiasta do futurismo da nova capital. Sebastião prefere os prédios neoclássicos do Rio de Janeiro. Apesar das diferenças e da insistência do jovem Nascimento em não seguir as orientações do velho Sebastião, os dois têm pressa: o presidente JK vai chegar a qualquer momento.





Ultimas

O que vem por aí

Samba na Gamboa - Nando Cunha e Alan Rocha

Samba na Gamboa | ter, 22h15*

O samba em espetáculos musicais

Caminhos da Reportagem mostra os efeitos que o álcool causa no corpo

Caminhos da Reportagem | qui, 22h

Alcoolismo: do caos à recuperação